Notícias

Linha de Aconselhamento em destaque no Congresso dos Psicólogos

1 Outubro, 2022

“A Linha de Aconselhamento Psicológico é um serviço necessário, está lá todos os dias para as pessoas”, salientou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, durante a sua participação no Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), no dia 29 de setembro, em Aveiro.

Numa conversa com Francisco Miranda Rodrigues, bastonário da OPP, Luís Goes Pinheiro destacou o trabalho em parceria que tem sido desenvolvido entre a SPMS e a OPP, sendo a Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 “um grande exemplo, um legado da pandemia que nos honra”.

Já o bastonário recordou a resposta imediata ao pedido feito pelo Ministério da Saúde, numa altura em que a Covid evidenciou a necessidade urgente da criação desta Linha. Desde 20 de abril de 2020, a LAP já atendeu mais de 177 mil chamadas, das quais mais de 11 mil foram de profissionais de saúde. Em abril último, o serviço passou também a estar disponível em inglês.

O dirigente da SPMS falou ainda sobre os 113 projetos de transição digital da saúde em curso, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A criação de uma app para o profissional de saúde, primeiro com perfil médico e depois para o psicólogo, é um desses projetos.

No final da conversa, ficou o compromisso de que a parceria e o bom trabalho que tem sido realizado entre a SPMS e a OPP, em projetos distintos, é para continuar.  

Aveiro foi palco de várias comunicações, debates e conversas com propostas para a melhoria das políticas públicas aplicando a ciência psicológica. Ao longo de três dias, diversos interlocutores e especialistas na multiplicidade de áreas da Psicologia participaram neste congresso que terminou na passada sexta-feira.

Temas

|

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.