Notícias

SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico já atendeu mais de 173 mil chamadas

4 Setembro, 2022

Mais de 173 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, sendo que mais de 10.800 foram de profissionais de saúde.  

Criada em plena pandemia, a 1 de abril de 2020, através de uma parceria entre a SPMS, EPE, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido uma voz de apoio para aqueles que a procuram em momentos difíceis. Só este ano já ultrapassou as 46 mil chamadas.

A Linha passou a disponibilizar o serviço também em língua inglesa, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português e, desde o dia 20 de abril deste ano, já atendeu cerca de 2.500 chamadas.

No Aconselhamento Psicológico do SNS 24, o atendimento é sempre feito por psicólogos que procuram dar uma resposta de proximidade em saúde mental aos cidadãos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia. 

No Dia Nacional do Psicólogo, deixamos uma especial homenagem a todos os psicólogos pelo trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas e setores da sociedade, em especial aos que estão ao serviço dos portugueses no SNS 24.

LAP_NOTICIA-01

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

SNS 24 celebra 8 anos com lançamento da nova App e do Portal SNS 24

23 Julho, 2025

O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24. Com um investimento superior […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.