Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 I Lançamento do serviço em inglês

21 Abril, 2022

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 passou a disponibilizar, desde esta quarta-feira, 20 de abril, o serviço também em língua inglesa.

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, E.P.E., Luís Goes Pinheiro, e o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, participaram no lançamento deste serviço que decorreu num dos centros do SNS 24, em Lisboa.

Criada no início da pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 tem provado a sua mais-valia e vai manter o serviço, agora também em inglês. “Foi criada em contexto de pandemia, muito associada à necessidade de dar um acompanhamento às pessoas mais na fase inicial da pandemia”, sublinhou o Presidente da SPMS, adiantando que as cerca de 200 chamadas diárias provam que este serviço constitui uma “mais-valia em todos os contextos” e que é “útil aos portugueses e aos residentes em Portugal”.

A LAP em inglês vem dar resposta a cidadãos não falantes de português, nomeadamente a pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise. “Isso é exatamente aquilo que essas pessoas que chegam de um teatro de conflito carecem. Desse ponto de vista, é mais um suporte dado às pessoas que não dominam a língua portuguesa”, salientou Luís Goes Pinheiro, destacando o papel da Ordem dos Psicólogos na determinação dos algoritmos clínicos que são usados no serviço.

Durante o lançamento da LAP em inglês, o dirigente da SPMS explicou ainda que “em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem e este ano já vamos quase em 50 mil”, números que revelam a procura crescente do serviço.

A Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 foi lançada a 1 de abril de 2020, já atendeu mais de 150 mil pessoas e a partir de agora está também disponível em língua inglesa.

Temas

|

Lançamento da LAP em inglês_2

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica. Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Voltar para o topo.