Portugal, representado pela SPMS, começou a partilhar dados de saúde com a Grécia no âmbito da infraestrutura A Minha Saúde @ EU (MyHealth@EU). Os cidadãos portugueses em viagem à Grécia têm acesso, desde o dia 18 de novembro, a cuidados de saúde mais integrados e contínuos.
Os profissionais de saúde gregos podem agora aceder, mediante autorização, ao Resumo de Saúde eletrónico de cidadãos portugueses, e as receitas emitidas em Portugal podem ser dispensadas em farmácias na Grécia. Este avanço reforça a cooperação europeia em saúde digital, garantindo a continuidade dos cuidados de saúde além-fronteiras.
Com o objetivo de assegurar a troca segura de informação clínica entre os profissionais de saúde europeus, a infraestrutura A Minha Saúde @ UE promove uma resposta mais rápida, segura e eficaz a cidadãos que necessitem de cuidados noutros países da União Europeia (UE). Esta rede contribui para a redução de erros médicos e para o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde transfronteiriços.
Com a entrada da Grécia, Portugal passa a partilhar dados de saúde com 15 países, entre os quais se encontram Malta, Croácia, Luxemburgo, França, Estónia, Finlândia, Países Baixos, Espanha, República Checa, Polónia, Letónia, Lituânia, Irlanda, Chipre e Grécia. Assim:
- Cidadãos portugueses podem obter cuidados médicos em Malta, Croácia, Luxemburgo, França, República Checa, Espanha, Países Baixos, Estónia, Letónia, Irlanda, Chipre e Grécia.
- Cidadãos malteses, croatas, checos, espanhóis, estónios, luxemburgueses e letões podem usufruir de cuidados médicos em Portugal.
- Cidadãos portugueses podem levantar medicamentos na Estónia, Finlândia, Croácia, Espanha, Polónia, República Checa, Letónia, Lituânia, Chipre e Grécia.
- Cidadãos finlandeses, croatas, espanhóis, estónios, polacos e lituanos podem levantar medicamentos em Portugal.
A ligação entre Portugal e Grécia representa mais um marco importante rumo ao Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), evidenciando o compromisso europeu para uma saúde mais digital, acessível e centrada no cidadão.
Disclaimer: A ação OurHealth@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Acordo de Subvenção Nr. 101126820. Os pontos de vista e opiniões expressos são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HaDEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.



