A Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) organizou, no dia 14 de novembro, o III Simpósio de Igualdade de Género: Tecnologia, Saúde e Inclusão, um encontro promovido pela sua Equipa de Trabalho para a Igualdade de Género (ETIG). Decorreu no Auditório do Hospital de São Teotónio, em Viseu.
A SPMS participou no encontro destinado a fomentar a reflexão sobre o papel das tecnologias emergentes na construção de uma prática de saúde mais equitativa. Nuno Costa, vogal executivo do Conselho de Administração, foi um dos oradores principais no painel dedicado à “Inovação e Igualdade de Género: a IA”, com o tema “Inteligência Artificial na Saúde em Portugal”.
O simpósio incluiu painéis sobre práticas organizacionais, políticas de equidade e apresentação de pósteres científicos que evidenciam boas práticas na promoção da igualdade de género na saúde.

Para a ULSVDL, este tipo de iniciativa representa um espaço estratégico para partilhar investigação aplicada e debater medidas concretas que promovam ambientes mais inclusivos para profissionais de saúde e utentes. Foi uma oportunidade de partilha de conhecimento sobre o papel das tecnologias emergentes, das práticas organizacionais e das políticas de equidade na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Com a intervenção de especialistas de diversas áreas, este simpósio permitiu refletir sobre a tecnologia, a ética e a humanização no futuro da saúde e da igualdade em Portugal.



