Notícias

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre os dias 28 e 30 de outubro.

O modelo combina regras de negócio com aprendizagem não supervisionada, baseada em árvores de decisão para deteção de anomalias. Permite identificar padrões atípicos e potenciais desvios em prescrições e faturas.

A solução MODE foi desenvolvida pelo Centro de Controlo e Monitorização do SNS, em parceria com a Direção de Gestão Corporativa, Conformidade, Auditoria e Antifraude.

Sandra Vieira, do Centro de Controlo e Monitorização do SNS, apresentou algumas vantagens desta solução, demonstrando como a IA pode potenciar a eficiência e reforçar os serviços administrativos nos Estados-Membros. A apresentação decorreu, através de videoconferência, na sessão “Demonstration Event on Implementing AI for Organizational Impact”, liderada por David Novillo Ortiz, da Data and Digital Health Unit da OMS Europa. 

Os resultados são apresentados em dashboards interativos. A plataforma MODE permite ainda o registo de casos, a análise por peritos e o encaminhamento seguro das situações detetadas, contribuindo para uma gestão mais rigorosa e transparente do financiamento público. A solução integra a IA de forma ética e estruturada, complementando a análise humana na validação de cerca de 3,2 mil milhões de euros por ano, o equivalente a 20% do orçamento do SNS.

O MODE – The Waste Monitoring Model tem vindo a evoluir desde 2012, ano em que a SPMS desenvolveu o primeiro modelo de risco assente em regras de negócio. Em 2020, iniciou-se um projeto-piloto para expandir e modernizar este modelo com recurso a IA. Em 2024, no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projeto culminou na criação de um modelo híbrido que combina regras de negócio com aprendizagem não supervisionada para deteção de anomalias.

A participação da SPMS neste evento permitiu partilhar a experiência portuguesa na aplicação de IA em serviços de saúde, evidenciando a relevância da inovação tecnológica na melhoria da eficiência, transparência e segurança na gestão dos recursos públicos. O evento constituiu um dos principais momentos da agenda europeia da OMS, reunindo ministros da saúde, altos representantes dos 53 Estados-Membros e parceiros internacionais, para definir as prioridades estratégicas de saúde pública dos próximos anos. 

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

3.ª reunião do Grupo de Trabalho do RSEu decorre em Coimbra

10 Novembro, 2025

No dia 5 de novembro, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acolheu a 3.ª reunião do grupo de trabalho interdisciplinar para acompanhamento da implementação do Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu), coordenado pela SPMS. O encontro contou com a participação, presencial e remota, de representantes de diversas entidades do setor da saúde. A […]

Voltar
Voltar para o topo.