Notícias

“Dia Digital e Telessaúde” chega ao Baixo Alentejo com foco na inovação e nos cuidados digitais integrados

11 Novembro, 2025

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) realizou, no dia 5 de novembro, no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, a primeira edição do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa com o apoio da SPMS.

Com o objetivo de reforçar a capacitação digital dos profissionais e promover o uso das tecnologias ao serviço dos cuidados de saúde, a sessão contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULSBA, José Carlos Queimado, responsável pela abertura do evento. O encontro reuniu cerca de 50 profissionais de diferentes áreas.

Durante o evento, a equipa da Unidade de Inovação Digital da SPMS, representada por Rafael Ventura Franco, coordenador, e por Ana Garcia, Catarina Sardinha e Rui Parreira, apresentou as principais plataformas digitais em utilização no SNS, nomeadamente a Live, dedicada à teleconsulta, e a Telecuidados SNS, para telemonitorização e telerreabilitação dos utentes.

O momento alto da sessão foi a apresentação de projetos-piloto da ULSBA que aplicam as ferramentas digitais nos contextos assistenciais:

  • Teleconsulta de Psiquiatria Geriátrica, apresentada por Vasco Nogueira, dirigida à monitorização de doentes idosos em articulação com as equipas locais;
  • Teleconsulta de Diabetes, apresentada por Isabel Ramôa, que evidencia o impacto positivo da telemedicina no acompanhamento de doentes crónicos;
  • Novos projetos / Percursos Clínicos Integrados, apresentados por Vera Guerreiro, centrados na continuidade de cuidados e na interoperabilidade entre serviços;
  • MyULSBA, projeto apresentado por Norberto Chinita, que agrega informação clínica e promove a comunicação digital entre o utente e a instituição.

A segunda parte do evento foi dedicada à demonstração das plataformas Live e Telemonit SNS 24, com orientações sobre o acesso e a utilização por parte dos profissionais de saúde, reforçando a componente prática do evento.

A ULSBA demonstrou a ambição de consolidar a digitalização dos processos clínicos e em garantir que a transformação digital se mantenha como um eixo estruturante da modernização e proximidade nos cuidados de saúde.

Com o apoio da SPMS, o “Dia Digital e Telessaúde” reafirma-se como um espaço de partilha, inovação e capacitação, que permite às equipas das entidades de saúde conhecer e aplicar soluções tecnológicas ao serviço dos cuidados prestados aos cidadãos. 

NOT_Intranet_Dia Digital e Telessaúde_860x500

Plataforma Telecuidados SNS reforça avaliação centrada no doente

31 Outubro, 2025

A plataforma Telecuidados SNS, desenvolvida pela SPMS, tem uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como se avaliam os resultados em saúde: questionários padronizados internacionais, designados PROM - Patient-Reported Outcome Measures, centrados nos doentes.

Telecuidados SNS_NOT_SITE_860x500

“Dia Digital e Telessaúde” regressa em outubro com entusiasmo renovado

14 Outubro, 2025

O Dia Digital e Telessaúde regressou na primeira semana de outubro a várias Unidades Locais de Saúde (ULS).  Esta iniciativa reflete a determinação e o envolvimento das equipas de saúde, que têm vindo a consolidar práticas digitais, a promover a literacia tecnológica e a reforçar a cooperação entre níveis de cuidados. A ULS da Póvoa […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Voltar para o topo.