Em representação da SPMS, Luís Miguel Ferreira, vogal executivo, participou no webinar dedicado à “Cibersegurança na UE”, que decorreu esta terça-feira, dia 30 de setembro.
O debate reuniu especialistas à volta dos desafios e oportunidades da cibersegurança, tema que está no centro da agenda europeia.
Luís Miguel Ferreira destacou o papel estratégico que a SPMS desempenha nesta área, quer para as entidades do SNS, quer para o Ministério da Saúde, dando nota de alguns dos principais investimentos e projetos em curso financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Com impacto nos setores público e privado, a cibersegurança envolve um conjunto de medidas, processos e boas práticas que visam proteger sistemas, redes, dispositivos e dados contra ciberataques. O setor da saúde é ainda mais crítico, sendo fundamental a implementação do Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde, de forma a garantir o acesso equitativo e seguro aos dados de saúde eletrónicos.
Promovido pela APDC – Digital Business Community, a 13.ª Digital Union juntou Bruno Castro, da VisionWare, Pedro Matos, do Centro Nacional de Cibersegurança – Portuguese National Cybersecurity Centre, e Sara P., da Worten Portugal.
A participação de Luís Miguel Ferreira neste debate reafirmou o compromisso da SPMS com a cibersegurança no setor da saúde.
