Portugal Healthcare Innovation Summit 2025, um evento de referência no setor da saúde, realizou-se em Lisboa, no dia 25 de setembro, contando com a participação da SPMS.
A cimeira focou-se no debate dos desafios regionais, na exploração de oportunidades de melhoria na gestão e entrega de cuidados de saúde e, ainda, na análise do impacto das mais recentes inovações tecnológicas e científicas. Reuniu especialistas nacionais e internacionais, legisladores, reguladores, administradores hospitalares, profissionais clínicos, investigadores e representantes da indústria.
Em representação da SPMS, João Oliveira, diretor do Centro Nacional de Telessaúde e SNS 24, participou no debate sobre “Automação da Saúde Digital Centrada no Paciente e Telemedicina”. Já Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, abordou a “Cibersegurança e Proteção de Dados na Saúde”, e Inês Lourenço, E-Health project manager, interveio nas sessões sobre “Transformação Digital e Interoperabilidade na Saúde e Gestão da Saúde Populacional Baseada em Dados”.
Disponibilizando uma plataforma privilegiada para a partilha de conhecimento, experiências e melhores práticas, esta cimeira privilegiou a discussão à volta de temáticas relevantes, nomeadamente sobre otimização dos sistemas de saúde, transformação digital, recurso à Inteligência Artificial (IA) e Big Data, inovação terapêutica e desenvolvimento de tecnologia diagnóstica e equipamentos médicos.
Durante o evento, foram discutidos os desafios e oportunidades associados à transformação digital da saúde em Portugal, sublinhando-se a importância do networking entre decisores, profissionais clínicos e inovadores, que permitiu a troca de conhecimento transfronteiriço e o desenvolvimento de soluções centradas no cidadão.
A participação da SPMS destacou a experiência nacional em saúde digital, interoperabilidade e utilização de tecnologias avançadas, reforçando sua posição como referência na implementação responsável de soluções inovadoras em saúde.
