O futuro da saúde pública em Portugal e o impacto da tecnologia nos cuidados de saúde foram o mote para a conversa que decorreu durante o pequeno-almoço de networking, no dia 26 de setembro, em Lisboa.
Promovido pela APDC – Digital Business Community, o debate juntou Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, André Trindade, presidente da ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, e Rui Santos Ivo, presidente do Conselho Diretivo do Infarmed. A moderação coube a Sandra Fazenda Almeida, diretora executiva da APDC.
Dos vários projetos e investimentos que a SPMS tem em curso, Sandra Cavaca destacou a Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG), que representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, a modernização dos principais sistemas da Saúde e o SNS 24, nomeadamente as novas funcionalidades da app e do portal. Estes desenvolvimentos têm vindo a ser financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A dirigente deu nota de alguns dos desafios que a SPMS tem em mãos, nomeadamente a atualização de algumas infraestruturas ainda obsoletas, bem como a complexa gestão da mudança organizacional.
A aposta em dados clínicos estruturados e interoperáveis, através do Datalake da Saúde, que se encontra em construção, a expansão do Registo de Saúde Eletrónico Único, alinhado com o Espaço Europeu de Dados de Saúde, e a utilização crescente da inteligência artificial na prestação de cuidados, foram outras das temáticas abordadas pela presidente da SPMS.
Do lado do cidadão, Sandra Cavaca destacou a renovação do Portal Tempos de Espera. O portal disponibiliza, num único local, informação sobre os tempos de espera em serviços de urgência e o tempo de resposta para consultas e cirurgias programadas, por instituição.
Este encontro permitiu debater e refletir sobre a forma como a tecnologia está a transformar a Saúde, traçar perspetivas para o futuro e, ainda, abordar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que visam melhorar o acesso, a eficiência e a sustentabilidade do setor.

