No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, o jornal Expresso promoveu uma conferência, em Oeiras, sobre sustentabilidade na área da saúde e do bem-estar. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou na discussão.
Neste debate, Helena Freitas, diretora-geral da Sanofi, Filipe Duarte Santos, professor universitário, e Ema Paulino, vice-presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, juntaram-se à conversa, moderada por Sara Tainha, jornalista da SIC Notícias, partilhando as suas perspetivas sobre este tema que está na ordem do dia.
“Nesta fase, tentamos que os sistemas sejam uniformes em todas as nossas instituições de saúde públicas”, realçou a presidente da SPMS, dando nota de algumas iniciativas em curso, designadamente de telessaúde, partilha de resultados de exames e de interoperabilidade entre sistemas de informação.

Sandra Cavaca falou também dos desafios da utilização de inteligência artificial (IA) e no potencial de introdução de ferramentas como o “voice to text” nas consultas médicas, permitindo que o profissional de saúde se “liberte” de tarefas administrativas. A IA está a ser testada em vários projetos, por exemplo, na prescrição, na Linha SNS 24 e noutras iniciativas desenvolvidas pela SPMS.
No que concerne às Compras Públicas da Saúde, a dirigente referiu alguns dos desafios inerentes à aplicação de critérios de sustentabilidade e ambientais na aquisição de medicamentos e dispositivos médicos, tendo por objetivo reduzir a pegada ecológica.
Neste caminho da sustentabilidade, a estratégia da SPMS privilegia as melhores práticas ambientais, sociais e de governance, em alinhamento com a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Diretiva Europeia de Reporte de Sustentabilidade, do Pacto Ecológico Europeu e da Taxonomia Verde.
Dedicada aos desafios ambientais, sociais e económicos, a conferência reuniu os principais stakeholders e agentes da área, que partilharam visões e preocupações sobre a sustentabilidade, tema cada vez mais importante ao nível da saúde.
