O Museu do Oriente, em Lisboa, foi palco da 1.ª edição do TOP Farmácia Comunitária, evento que teve lugar no dia 23 de setembro, contando com a intervenção de Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS.
“As farmácias têm sido, ao longo dos anos, parceiras estratégicas leais e próximas da SPMS. Uma profícua parceria, consolidada graças a projetos que têm vindo a transformar a Saúde em Portugal”, sublinhou a dirigente na sessão de abertura do evento.
Promovido pela Ordem dos Farmacêuticos, em colaboração com a empresa IQVIA, o TOP Farmácia Comunitária reconheceu o trabalho desenvolvido pelas farmácias e farmacêuticos em diferentes áreas, nomeadamente: Dispensa e Aconselhamento; Prevenção; Acompanhamento ao Doente; Saúde Pública e Gestão em Saúde.
Ao longo da sua intervenção, Sandra Cavaca destacou alguns dos projetos da SPMS desenvolvidos em colaboração com as farmácias. A vacinação é um exemplo relevante, quer para os cidadãos, quer para os farmacêuticos, sobretudo desde 2023, ano em que as farmácias comunitárias passaram a administrar vacinas do Programa Nacional de Vacinação e vacinas contra a gripe e a COVID-19. Uma medida que veio facilitar o acesso às vacinas, especialmente em zonas com menor oferta de serviços de saúde.
“Com a sua integração nesta rede, as farmácias contribuem para a equidade na prestação de cuidados de saúde e para a eficiência do sistema de vacinação”, salientou a presidente da SPMS, acrescentando que “os registos das vacinas contra a gripe, administradas em farmácias comunitárias, são automaticamente inseridos no e-Boletim de Vacinas da plataforma de dados de saúde do utente. Deste esforço de integração resulta, também, o reforço da continuidade de cuidados”.
A colaboração dos farmacêuticos na Linha SNS 24 mereceu também uma nota especial por parte da dirigente da SPMS: “Têm dados provas do seu envolvimento e compromisso, bem como do seu ímpeto mobilizador dos processos de transformação digital na saúde”.
Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, foi um dos anfitriões deste evento que reuniu farmácias comunitárias, farmacêuticos, stakeholders do setor da saúde, empresas, representantes institucionais e parceiros estratégicos.
