Notícias | Somos + Saúde

SPMS conclui entrega de equipamentos de telemonitorização 

A SPMS iniciou a última fase de entrega de equipamentos de telemonitorização nas Unidades Locais de Saúde e nos Institutos Portugueses de Oncologia. A ação integra, ainda, ações de formação para as equipas clínicas e entrega de materiais explicativos, a fim de incentivar a monitorização remota dos utentes. 

As Unidades Locais de Saúde (ULS) e os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO), de norte a sul do país, vão agora receber novos dispositivos, tais como termómetros, oxímetros, balanças e pulseiras, destinados à monitorização remota de utentes.  

A SPMS tem assegurado a entrega destes dispositivos, bem como as ações formativas para as equipas clínicas e a distribuição de materiais, nomeadamente flyers, que orientam sobre a correta utilização dos equipamentos e o emparelhamento com a app Telemonit SNS 24, garantindo, assim, a recolha e transmissão segura dos dados de saúde. 

Estes equipamentos estão totalmente integrados com a app Telemonit SNS 24, permitindo indicar a utilização e definir o plano de monitorização na Plataforma de Telecuidados SNS. A ferramenta possibilita o acompanhamento à distância de parâmetros clínicos essenciais, especialmente para utentes com doenças crónicas, em hospitalização domiciliária ou em programas de telerreabilitação. 

Este investimento insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na vertente da Transição Digital na Saúde, assegurando as condições técnicas necessárias para a prestação de cuidados à distância e capacitando as unidades para a utilização das plataformas de telessaúde do SNS, desenvolvidas pela SPMS. 

Com esta última fase de distribuição de equipamentos, a SPMS conclui um ciclo estratégico de investimento em equipamentos para telessaúde, promovendo a equidade no acesso aos cuidados digitais e fortalecendo a autonomia dos utentes na gestão da sua saúde.  

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.