
Hoje, 25 de setembro, assinala-se o Dia Nacional da Sustentabilidade e é uma oportunidade para destacar o trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver, em alinhamento com a estratégia europeia e com os compromissos internacionais, nesta área.
Recorde-se que a Agenda 2030, adotada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas em 2015, definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que orientam o desenvolvimento global até 2030. Estes objetivos estão no centro da estratégia da SPMS, estruturada em torno dos três pilares ESG (Environment, Social e Governance).

No passado dia 10 de setembro, o Conselho de Administração da SPMS apoiou a divulgação dos princípios da estratégia de sustentabilidade da SPMS, numa reunião interna, na qual participaram todas as direções. Foi igualmente partilhada a framework que servirá de base à elaboração do primeiro relato não financeiro da SPMS, documento que refletirá o contributo da organização para os ODS.
Neste percurso, a integridade organizacional ocupa um lugar central. A SPMS está a ultimar e a atualizar os seus instrumentos de ética e de transparência através de novas Normas de Conduta para Terceiros e do Código de Ética, com vista a reforçar a Governança Corporativa, que permita integrar processos internos e externos a nível da compliance, fraude, auditoria e gestão de riscos, precisamente para fazer o alinhamento com terceiros, stakeholders, clientes e fornecedores.
Assim, estamos a trabalhar não só para a SPMS, mas também para um Serviço Nacional de Saúde mais sustentável.