Notícias

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica.

Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 tem alcançado resultados com impacto bastante positivo para os serviços de saúde e para os utentes. Já permitiu realizar mais de 26.500 teleconsultas e, em mais de 75% dos casos (ou seja, mais de 20 mil teleconsultas), a situação clínica ficou resolvida durante a teleconsulta, sem necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde.

Sem quaisquer custos para o utente, a Teleconsulta SNS 24 possibilita, em determinadas situações clínicas, evitar deslocações aos serviços de saúde presenciais, mantendo a comodidade, eficácia e segurança de uma consulta médica. Permite também otimizar os recursos dos hospitais e dos centros de saúde.

Como funciona a Teleconsulta SNS 24?

Antes do agendamento, é avaliada a capacidade tecnológica do utente para participar numa consulta à distância, nomeadamente o acesso à Internet e, por exemplo, a utilização da App SNS 24. Caso se verifique existir capacidade tecnológica, a teleconsulta é proposta ao utente, que pode aceitá-la ou recusá-la. Neste caso, será encaminhado para observação médica presencial.

Este serviço é assegurado por médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, com pelo menos cinco anos de experiência profissional. É realizado através de videochamada e, no final da consulta, é partilhado o relatório clínico com o utente.

Os profissionais recorrem a sistemas de informação integrados, o que lhes permite realizar uma avaliação clínica, efetuar diagnóstico, prescrever terapêutica e solicitar meios complementares de diagnóstico e terapêutica, sempre que necessário. Caso os sintomas ou a gravidade da condição justifiquem, o médico pode referenciar o utente para atendimento presencial no nível de cuidados mais adequado.

Neste serviço, estão excluídos atos relacionados com a vigilância de doenças crónicas, renovação de medicação ou avaliação de resultados de exames, que devem ser acompanhados pela equipa de saúde familiar.

A Teleconsulta SNS 24 está integrada no SNS e os atendimentos ficam disponíveis no histórico do registo de saúde do utente.

Temas

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

SNS 24 celebra 8 anos com lançamento da nova App e do Portal SNS 24

23 Julho, 2025

O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24. Com um investimento superior […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.