Notícias

Equipa da SPMS participa em artigo científico sobre IA em saúde pública

7 Agosto, 2025

Um grupo de colaboradores da SPMS participou na elaboração do artigo “Harnessing artificial intelligence for enhanced public health surveillance: a narrative review”, que foi publicado na revista Frontiers in Public Health. O artigo integra um grupo restrito de publicações consideradas de excelência na área, nesta prestigiada revista de Medicina, ramo de saúde pública, saúde ambiental e ocupacional.

O estudo agora publicado explora como a Inteligência Artificial (IA) pode melhorar a monitorização e a vigilância de doenças, prevenir surtos e melhorar o estudo e modelação da evolução de doenças, com o objetivo de aumentar a capacidade de detetar e responder antecipadamente a possíveis ameaças emergentes à saúde.

Além disso, é abordado o papel da internet e das redes sociais na gestão de surtos de doenças, através de sistemas, alimentados por IA, que aproveitam informações provenientes de fontes de dados diversificadas, de modo a melhorar as intervenções em saúde pública.

O estudo destaca igualmente a importância de uma regulamentação robusta e de orientações harmonizadas, como as estabelecidas pela União Europeia, para assegurar a implementação segura, ética e responsável da IA na saúde pública. Destacam-se o ato da IA e o regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde, entre outros, nos quais a SPMS tem desempenhado um papel ativo, através da participação na discussão de diferentes propostas legislativas e padrões éticos a nível internacional.

Embora a IA ofereça várias oportunidades para a saúde pública, o estudo destaca ainda diversos desafios, nomeadamente, a qualidade e a integridade dos dados e questões éticas relacionadas com a privacidade, bem como a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para a gestão destas tecnologias emergentes. Neste sentido, são cruciais a criação de políticas eficazes, melhorias das infraestruturas de dados e a promoção da colaboração intersetorial.

A IA está a transformar áreas-chave da saúde pública, nomeadamente no domínio das doenças transmissíveis, para prever a sua propagação ou identificar áreas com maior risco de surtos, auxiliando a tomada de decisão na seleção e monitorização de contramedidas médicas adequadas a cada contexto.

Este artigo reforça o contributo da SPMS para a aplicação responsável da IA em saúde pública e utilização de tecnologias emergentes para enfrentar os desafios globais em saúde.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito da ação europeia EU-HIP – EU interoperability with HERA’s IT platform, na qual a SPMS participa conjuntamente com a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). A ação pretende reforçar a resiliência e a interoperabilidade dos sistemas nacionais de informação em saúde, com vista à futura ligação de Portugal à plataforma europeia ATHINA, atualmente em desenvolvimento pela Autoridade Europeia de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias (DG HERA).

Consulte o artigo: Frontiers | Harnessing artificial intelligence for enhanced public health surveillance: a narrative review.

Disclaimer:

A ação EU-HIP é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Acordo de Subvenção Nr. 101102774. Os pontos de vista e opiniões expressos são da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Saúde e do Digital (HaDEA). Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.