A SPMS representou Portugal no evento “Pan-American Highway for Digital Health: Driving Innovation and Connection in the Americas”, que decorreu entre os dias 28 e 30 de outubro, em São Salvador, El Salvador. Enquanto vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a SPMS participou num painel global sobre saúde digital e nas reuniões da RACSEL (Rede da América Latina e das Caraíbas de Saúde Digital).
A intervenção de Cátia Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, centrou-se nas lições aprendidas no seio da GDHP, relativamente à partilha transfronteiriça de dados de saúde. Sublinhou a importância da cooperação internacional e a experiência portuguesa na definição de soluções digitais.

Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (IDB) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), o encontro deu seguimento ao lançamento, em 2024, da Pan-American Highway for Digital Health (PH4H). Esta iniciativa visa impulsionar a interoperabilidade e a circulação segura de dados de saúde entre países da América Latina e das Caraíbas.
Colocando o cidadão no centro da gestão da sua informação de saúde, a PH4H procura também reforçar a resiliência regional perante emergências de saúde pública, através da adoção de normas comuns, da continuidade de cuidados de saúde em contexto transfronteiriço e do fortalecimento da capacidade técnica em investigação, inovação e vigilância. Atualmente, 13 países integram formalmente a iniciativa.

A participação de Portugal enquanto vice-presidente da GDHP teve particular relevância estratégica no contexto da futura presidência desta organização intergovernamental, no mandato 2026–2027.
A SPMS aproveitou a oportunidade para reforçar a cooperação com organizações latino-americanas e caribenhas, valorizar a experiência acumulada no âmbito da governação global da saúde digital e reforçar o posicionamento internacional do país no processo de preparação da presidência da GDHP.
A participação neste evento reafirmou, ainda, o compromisso nacional com a transformação digital na saúde, assente no desenvolvimento de soluções seguras, eficientes e centradas no cidadão, em estreita articulação com a comunidade internacional.
Pode consultar: Post LinkedIn GDHP.




