A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS.
A sessão visou alinhar prioridades e definir uma visão conjunta para a promoção de uma região mais saudável, inteligente e equitativa. A agenda incidiu sobre os objetivos e enquadramento do projeto, com foco na construção colaborativa de uma plataforma de inteligência territorial em saúde. O ponto alto foi uma dinâmica de cocriação, na qual foram identificados os principais desafios intersetoriais da região Oeste.

Neste projeto, a SPMS é responsável pela gestão financeira e processo aquisitivo, validação de necessidades de equipamentos, disponibilização de dados em formato anonimizado, entre outras atividades.
Financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na componente da Transição Digital da Saúde, o Smart Healthy Region prevê o desenvolvimento de uma Plataforma Analítica Integrada, reunindo informação de diferentes setores para apoiar decisões baseadas em evidência, monitorizar o estado de saúde da população e reforçar a eficiência, qualidade e prevenção nos serviços de saúde da região Oeste.

Crédito de fotografias – NOVA Cidade



