Notícias | Somos + Saúde

Portugal é o 1.º país a publicar um conjunto de dados na plataforma HealthData@EU 

 

A SPMS concluiu com sucesso os testes de conectividade e de conformidade para a ligação à plataforma central da HealthData@EU. Portugal torna-se, assim, pioneiro na partilha de dados na UE. 

A Portugal foi o primeiro país da União Europeia (UE) a disponibilizar um conjunto de dados do seu catálogo na plataforma dos serviços centrais da HealthData@EU, que visa a disponibilização e a receção de pedidos de acesso a dados de saúde para fins de investigação, inovação e regulamentação (utilização secundária).  

Em desenvolvimento pela Comissão Europeia, esta plataforma exibirá os conjuntos de dados de saúde disponíveis em todos os Estados-Membros da UE e participantes autorizados. Servirá como um mediador de pedidos de acesso a dados transfronteiriços. 

Este marco é o resultado da implementação técnica do projeto HealthData@PT, pelas equipas da SPMS, nomeadamente pelo Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, Unidade de Planeamento, Arquitetura, Conformidade e Engenharia, Unidade de Centros de Dados e Unidade de Operação e Segurança, que desenvolveram os componentes necessários à ligação da infraestrutura nacional à plataforma central do HealthData@EU. A Unidade de Advanced Analytics, Inteligência Artificial e Robótica foi responsável, por sua vez, pelo desenvolvimento de conjuntos de dados em conformidade com o padrão de metadados estabelecido a nível europeu. 

A conclusão desta etapa assinala um passo significativo para a utilização secundária de dados, reforçando a posição pioneira de Portugal na implementação do Espaço Europeu de Dados de Saúde. 

Consulte Plataforma HealthData@EU > Catálogo português de conjuntos de dados

Disclaimer: A ação HealthData@PT é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement Nr 101128332. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões. 

Voltar
Voltar para o topo.