A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) realizou, no dia 5 de novembro, no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, a primeira edição do “Dia Digital e Telessaúde”, uma iniciativa com o apoio da SPMS.
Com o objetivo de reforçar a capacitação digital dos profissionais e promover o uso das tecnologias ao serviço dos cuidados de saúde, a sessão contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULSBA, José Carlos Queimado, responsável pela abertura do evento. O encontro reuniu cerca de 50 profissionais de diferentes áreas.
Durante o evento, a equipa da Unidade de Inovação Digital da SPMS, representada por Rafael Ventura Franco, coordenador, e por Ana Garcia, Catarina Sardinha e Rui Parreira, apresentou as principais plataformas digitais em utilização no SNS, nomeadamente a Live, dedicada à teleconsulta, e a Telecuidados SNS, para telemonitorização e telerreabilitação dos utentes.

O momento alto da sessão foi a apresentação de projetos-piloto da ULSBA que aplicam as ferramentas digitais nos contextos assistenciais:
- Teleconsulta de Psiquiatria Geriátrica, apresentada por Vasco Nogueira, dirigida à monitorização de doentes idosos em articulação com as equipas locais;
- Teleconsulta de Diabetes, apresentada por Isabel Ramôa, que evidencia o impacto positivo da telemedicina no acompanhamento de doentes crónicos;
- Novos projetos / Percursos Clínicos Integrados, apresentados por Vera Guerreiro, centrados na continuidade de cuidados e na interoperabilidade entre serviços;
- MyULSBA, projeto apresentado por Norberto Chinita, que agrega informação clínica e promove a comunicação digital entre o utente e a instituição.
A segunda parte do evento foi dedicada à demonstração das plataformas Live e Telemonit SNS 24, com orientações sobre o acesso e a utilização por parte dos profissionais de saúde, reforçando a componente prática do evento.
A ULSBA demonstrou a ambição de consolidar a digitalização dos processos clínicos e em garantir que a transformação digital se mantenha como um eixo estruturante da modernização e proximidade nos cuidados de saúde.
Com o apoio da SPMS, o “Dia Digital e Telessaúde” reafirma-se como um espaço de partilha, inovação e capacitação, que permite às equipas das entidades de saúde conhecer e aplicar soluções tecnológicas ao serviço dos cuidados prestados aos cidadãos.



