A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro.
Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a aplicação da inteligência artificial (IA) na transformação digital do setor.
Dedicado ao tema “Inteligência Artificial na Transformação Digital da Saúde”, o evento integrou-se no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) assinado em Brasília, a 19 de fevereiro de 2025, entre os Governos de Portugal e do Brasil. Este documento estabelece um quadro de cooperação bilateral em áreas estratégicas, nomeadamente, saúde digital, saúde pública, preparação e resposta a emergências, vigilância epidemiológica e produção de medicamentos e equipamentos.

A visita permitiu à comitiva brasileira conhecer a organização, a estrutura e as principais iniciativas da SPMS no domínio da transformação digital, com foco no papel dos dados e em soluções baseadas em IA como impulsionadoras da inovação em saúde pública. Entre os projetos apresentados, destacou-se o Data Lake da Saúde, que visa criar um repositório centralizado e estruturado de dados para apoio à decisão e à investigação.

A comitiva do CREMESP conduziu uma das sessões do programa, na qual partilhou a experiência brasileira na digitalização do setor da saúde, bem como os resultados obtidos através de projetos inovadores que aplicam a IA à prática clínica e à gestão dos serviços de saúde. O encontro terminou com um debate que fomentou a partilha de perspetivas, aprendizagens e boas práticas entre os profissionais de ambos os países.
Este evento representou uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e reforçar a cooperação e o diálogo técnico-científico entre Portugal e Brasil. Reafirmou ainda o papel da SPMS como referência na inovação e transformação digital da saúde, bem como na aplicação de tecnologias emergentes na melhoria da prestação de cuidados de saúde ao serviço dos cidadãos.



