Notícias

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop realizou-se no dia 8 de outubro e contou com mais de 40 participantes.

A iniciativa teve como principal objetivo consolidar uma cultura de segurança digital, promover a reflexão sobre as medidas de prevenção e proteção existentes, assim como fortalecer a capacidade coletiva de resposta e recuperação de incidentes, garantindo a proteção de dados sensíveis e a continuidade dos serviços de saúde.

Na abertura do workshop, Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, realçou que “a cibersegurança é uma prioridade estratégica e que deixou de ser um tema tecnológico. Hoje é uma questão de governação, de confiança pública e de resiliência nacional, e a SPMS é uma peça neste caminho”.

Foi reforçada a ideia de que a Diretiva NIS2, que está em fase de transposição, reforça a responsabilidade, não só das instituições, mas também dos seus dirigentes, exigindo uma abordagem mais estratégica e integrada da gestão do risco digital, da proteção de infraestruturas críticas e da segurança dos dados.

Durante a sessão, foram apresentados dados recentes que revelam a crescente exposição do setor da saúde, atualmente o mais visado em ciberataques na União Europeia. Foram ainda realizadas apresentações sobre a Diretiva NI2, o plano de ação europeu para hospitais e prestadores de saúde, ações de formação e sensibilização e, ainda, a partilha de experiências na maturidade de cibersegurança organizacional.

Ainda num ambiente de partilha prática e colaborativa, os participantes foram desafiados a gerir “casos de uso” simulados, reproduzindo cenários reais de incidentes de cibersegurança.

Este workshop reuniu representantes de diversas Unidades Locais de Saúde, da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, Lisboa e Coimbra, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), e da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS).

Como reflexão do dia, Jéssica da Costa Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, destacou o envolvimento dos participantes, sublinhando que “a abordagem prática permitiu avaliar processos e consolidar aprendizagens essenciais para uma resposta mais eficaz a futuros incidentes e refletir sobre necessidades e estratégias futuras”.

O encontro reforçou a importância da cooperação entre as entidades do setor da saúde, num esforço conjunto para proteger o ecossistema digital do SNS e promover uma cultura de segurança assente na prevenção, na formação e na confiança.

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.