No âmbito da ação conjunta europeia Xt-EHR – Extended EHR@EU Data Space for Primary Use, na qual a SPMS participa enquanto líder de dois grupos de trabalho, encontra-se a decorrer o inquérito “EHR in Undergraduate Medical Curricula in Europe”. O questionário agora disponibilizado dirige-se a docentes e estudantes de Medicina.
Este inquérito visa avaliar a integração da Saúde Digital e dos Registos de Saúde Eletrónicos (RSE) na formação médica na União Europeia (UE).
O objetivo do estudo é identificar o nível de literacia digital entre estudantes e docentes das faculdades de Medicina europeias, e compreender a abordagem de temas como a utilização de RSE, a interoperabilidade e a gestão segura dos dados de saúde no ensino superior. Os resultados irão contribuir para a definição de recomendações e boas práticas, apoiando a capacitação digital dos futuros profissionais de saúde.
O Xt-EHR apoia a implementação do Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), já em vigor, através da elaboração de documentos técnicos que servirão de base aos atos de execução obrigatórios em toda a UE. Estes atos terão impacto direto em sistemas que processam dados de saúde, incluindo os softwares clínicos, as especificações do Formato Europeu de Intercâmbio de Registos de Saúde Eletrónicos (EEHRxF) e os mecanismos de acesso e auditoria.
A ação conjunta Xt-EHR é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement Nr 101128085. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.



