A SPMS participou na 10.ª edição da eHealth Security Conference realizada pela ENISA – Agência Europeia de Cibersegurança, e na visita ao Centro Europeu de Competência em Cibersegurança (European Cybersecurity Competence Centre ou ECCC), em Bucareste, na Roménia.
Em representação da SPMS, esteve Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, que participou na conferência e na visita que decorreram entre os dias 15 e 17 de setembro.
Esta foi uma oportunidade para conhecer as atividades do Centro Europeu de Competência em Cibersegurança, instituição da União Europeia (UE), que visa reforçar as capacidades europeias em cibersegurança e promover a inovação tecnológica direcionadas para o setor da saúde.
A proteção de infraestruturas críticas, a implementação de tecnologias emergentes e a partilha de boas práticas entre Estados-Membros são alguns dos temas atuais em debate.

Este ano, a 10.ª edição da eHealth Security Conference contou com a colaboração da Direção Nacional de Cibersegurança da Roménia, Universidade de Estudos Económicos de Bucareste e do Centro Europeu de Competência em Cibersegurança. O evento focou-se nos aspetos relacionados com a implementação da Diretiva NIS2 para o setor da saúde.
No último dia desta visita, decorreu a reunião do NIS Cooperation Group Work Stream on Health, tendo sido abordados temas como a partilha de conhecimento e experiências sobre a implementação da NIS2 no setor da saúde, bem como as atualizações sobre o plano de ação da UE para a cibersegurança dos hospitais e prestadores de cuidados de saúde.
A participação da SPMS nesta iniciativa demonstra o seu compromisso em fortalecer a segurança digital no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em alinhar-se com estratégias europeias de cibersegurança, promovendo a inovação e a resiliência do setor.
