Notícias

Lançamento da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411

10 Setembro, 2025

Neste Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, que se assinala a 10 de setembro, o Ministério da Saúde lançou a Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico – 1411.

O lançamento decorreu no Salão Nobre da Gare Marítima, em Lisboa, reunindo profissionais de saúde, cidadãos, dirigentes e entidades parceiras, com o objetivo de apresentar este novo serviço e de debater estratégias inovadoras de prevenção e as oportunidades do digital na promoção da literacia em saúde mental.

“Os serviços de saúde são fundamentais, mas não chegam sozinhos. É fundamental complementar com linhas de apoio acessíveis, programas comunitários, limitação do acesso a meios letais, entre outras medidas”, sublinhou Ana Paula Martins, Ministra da Saúde, que, não podendo estar presente, deixou uma mensagem em vídeo.

A governante realçou ainda que “com a criação desta linha nacional, que obteve unanimidade por parte de todas as forças políticas, damos corpo a uma medida concreta, alinhada com as recomendações da Organização Mundial da Saúde e com as melhores práticas internacionais”.

Na sessão de abertura, Francisco Rocha Gonçalves, Secretário de Estado da Gestão da Saúde, abordou a importância estratégica do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, designado por SNS 24. O Secretário de Estado deixou uma nota de reconhecimento à SPMS e à Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, duas entidades que, “trabalhando em estreita articulação, foram determinantes no desenho e na estruturação da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico”.

Já na sessão de encerramento, Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, referiu que o lançamento da linha 1411 “é o reflexo de um esforço conjunto de toda a sociedade”.

Ana Matos Pires, da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, abordou a estratégia nacional de prevenção do suicídio 2030 e apresentou os objetivos gerais da linha 1411.

Mesa-redonda destaca importância da escuta ativa

O debate sobre “O digital e as redes de apoio: novas formas de promover a saúde mental e prevenir o suicídio”, moderado pela jornalista Susana Oliveira, foi um dos pontos altos da sessão. No painel, destacou-se a importância da escuta ativa e de uma comunicação clara para o esclarecimento de tabus e mitos sobre o suicídio, concluindo que é essencial reforçar a mensagem de que é possível prevenir este fenómeno complexo e multifacetado.

A conversa contou com os contributos de Francisco Paulino, presidente da Direção da Associação SOS Voz Amiga, de Inês Rothes, presidente da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, psicóloga e professora auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, de João Francisco Lima, fundador da start-up HealthTech MindMatch, de José Carlos Santos, professor na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e enfermeiro especialista em Saúde Mental, e de Nazaré Santos, coordenadora da Unidade Psiquiátrica Integrada para Adolescentes (UPIA) da Unidade Local de Saúde de Santa Maria.

Em Portugal, todos os dias, cerca de três pessoas perdem a vida por suicídio. O número 1411 é um serviço de apoio imediato, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. O atendimento é realizado por psicólogos com elevada experiência no atendimento de utentes, que tiveram formação específica em Suicidologia, assegurada pela Sociedade Portuguesa de Suicidologia, e por enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria.

Este novo serviço funcionará em articulação com o Serviço de Aconselhamento Psicológico da linha telefónica SNS 24, constituindo um passo na consolidação de redes de apoio e na promoção de respostas imediatas e especializadas, reforçando a mensagem de que pedir ajuda é o primeiro passo para proteger a saúde e o bem-estar emocional.

Assista à sessão em: Lançamento da Linha Nacional de Prevenção do Suicídio e Apoio Psicológico.

Veja o vídeo resumo:

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.