Notícias

SARA funciona em mais de 840 unidades de saúde

26 Agosto, 2025

O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) facilita o atendimento telefónico no Serviço Nacional de Saúde e já funciona em 843 unidades de cuidados de saúde primários. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

O sistema permite que os utentes façam os seus pedidos de forma autónoma, simples e intuitiva, através de várias opções, sendo posteriormente contactados pela unidade funcional. Esta abordagem evita longos tempos de espera e reduz a pressão sobre as linhas telefónicas.

Adicionalmente, promove-se uma melhor organização interna, permitindo que as equipas respondam com maior eficiência na organização do tempo e em função da prioridade administrativa do pedido. Permite também a análise e monitorização dos contactos, sendo uma excelente ferramenta de suporte à governação clínica.

O SARA tem-se afirmado como uma ferramenta essencial na modernização do acesso aos cuidados de saúde primários, permitindo uma gestão mais inteligente da procura e contribuindo para uma maior proximidade com os cidadãos. Representa também um passo importante na transformação digital dos cuidados de saúde, em linha com os objetivos estratégicos do SNS.

É um projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente de Transição Digital da Saúde. 

Temas

| |

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.