
Resultados da solução estão à vista: redução das exacerbações e aumento da função respiratória. Com menos deslocações e maior conforto dos utentes.
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria implementou, em setembro de 2023, a telerreabilitação respiratória, com recurso à plataforma Live, para realização de teleconsultas. Acompanha, atualmente, vários utentes com fibrose quística, muitos dos quais residem fora da área de abrangência da ULS.
Até 2023, os utentes tinham de se deslocar com frequência ao hospital, o que representava um desafio significativo, sobretudo para aqueles que residiam fora do distrito de Lisboa. Perante a necessidade de reduzir estas deslocações e assegurar um acompanhamento adequado ao quadro clínico de cada utente, a enfermeira Ana Carlota Catanho Fernandes, especialista em reabilitação, encontrou na teleconsulta pela Live a solução que respondia a todos os requisitos.
O programa de telerreabilitação poderá durar várias semanas, de acordo com o quadro clínico do utente, com uma frequência semanal média de 4 sessões de teleconsulta. Tem como objetivo prestar apoio clínico através do ensino de terapêutica inalatória e, também, avaliar e apoiar emocional e psicologicamente o utente, com a possibilidade de acompanhamento profissional neste âmbito, se necessário.
A solução permite um acompanhamento mais próximo do utente, adaptado ao seu ritmo e estilo de vida. Proporciona maior conforto, suporte multidisciplinar e uma redução da carga emocional e social associada à doença, fatores que, em conjunto, contribuem de forma decisiva para a maximização da adesão terapêutica.

Processo inicia-se com demonstração presencial
No momento da integração do utente, após confirmação de que este cumpre os critérios clínicos e de literacia digital, é realizada uma demonstração presencial do funcionamento da solução. Desta forma, garante-se que a solução funciona corretamente e que o utente a compreende e tem capacidades para utilizar todas as suas funcionalidades.
Destaca-se o acompanhamento contínuo e individualizado fornecido pela enfermeira Ana Carlota Catanho Fernandes, que estabelece uma relação de transparência e confiança com o utente, facilitando a sua avaliação clínica e mental, mesmo à distância.
Solução soma 456 teleconsultas em 2025
Com a implementação e utilização desta solução, que soma já 456 teleconsultas deste o início de 2025, observou-se nos utentes uma redução das exacerbações, um aumento da função respiratória e uma diminuição dos sinais de ansiedade e depressão.
Adicionalmente, destaca-se a redução das deslocações ao hospital, anteriormente realizadas de dois em dois meses, o que representava um esforço significativo para os utentes residentes em zonas mais distantes.
Assim, o sucesso desta iniciativa é notório, não só pelos resultados obtidos, mas também pela expansão deste programa para outras patologias dentro do hospital, como é o caso da Discinésia Ciliar Primária (DCP).