A SPMS promoveu a ação “ZigZaga na Net” na Unidade Local de Saúde (ULS) Entre Douro e Vouga, que decorreu no dia 17 de julho.
A iniciativa visa alertar os mais novos para os riscos da utilização da internet e promover comportamentos seguros desde a infância, assim como inclui momentos de contacto com as equipas de profissionais, promovendo a partilha de boas práticas, desafios e soluções no domínio da cibersegurança em saúde.
Criado pelo Centro Internet Segura (CIS) e sob coordenação do Centro Nacional de Cibersegurança, o livro “ZigZaga na Net – Navegar a Cores” está a ser distribuído pela SPMS, acompanhado de lápis de cor, com o objetivo de incentivar uma exploração educativa e lúdica de temas como a navegação segura, privacidade, direitos de autor, desinformação e cidadania digital.

Na sessão de entrega, Luís Miguel Ferreira, vogal do Conselho de Administração, Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, Andreia Teles, Davi Pereira e Paloma Lima, da mesma unidade, entregaram os materiais em representação da SPMS.

A sessão contou com a presença e colaboração de vários dirigentes da ULS Entre Douro e Vouga, nomeadamente, Rita Moutinho, vogal do Conselho de Administração, Carlos Carvalho, diretor clínico dos Cuidados de Saúde Hospitalares, Marisa Carvalho, diretora clínica dos Cuidados de Saúde Primários, Sara Pereira, enfermeira diretora, Sandra Pereira, enfermeira do Serviço de Pediatria e Lúcia Gomes, médica pediatra.
Ao longo de 2025, a SPMS levará esta iniciativa às várias Unidades Locais de Saúde, reforçando, de forma ativa, a construção de uma cultura sólida de segurança digital no setor da saúde e fomentando a participação de profissionais, organizações e utentes.

