A SPMS participou no InterActive Workshop da ação europeia Gravitate-Health, que teve lugar em Roma no passado mês de junho. A ação visa desenvolver novas ferramentas digitais de informação de saúde focadas no cidadão, com o objetivo de melhorar o acesso oportuno a informações confiáveis, regulamentadas e relevantes sobre medicamentos.
Contando com a colaboração de mais de 50 parceiros europeus, o encontro centrou-se na análise do progresso do projeto, no alinhamento das funcionalidades da solução digital Gravitate Lens (G-lens®) e na definição de estratégias para garantir a sua sustentabilidade após o fim da ação.
A SPMS integrou a solução G-lens® na App SNS 24, de modo a disponibilizar informação eletrónica sobre medicamentos segundo o padrão Electronic Product Information (ePI). A iniciativa pretende facilitar o acesso dos cidadãos a informação fiável e regulamentada, promovendo a usabilidade e acessibilidade dos folhetos informativos, com impacto direto na saúde pública e na gestão da doença.
Ao longo do workshop, o consórcio aprofundou os desenvolvimentos mais recentes da funcionalidade G-lens®, solução que visa adaptar a informação apresentada no folheto informativo eletrónico (bula) dos medicamentos às características individuais de cada utente.
Neste encontro, um dos principais temas em destaque foi a discussão de modelos de sustentabilidade pós-projeto. Foram identificados os ativos, os recursos técnicos e o conhecimento gerado ao longo da ação europeia Gravitate-Health, com o objetivo de assegurar a sua continuidade e adoção futura. O debate incluiu ainda abordagens para o envolvimento de stakeholders, estratégias de interoperabilidade e o papel da informação estruturada na adaptação dos folhetos informativos.
A participação da SPMS reforça, assim, o compromisso nacional com a transformação digital na saúde e com o desenvolvimento de soluções centradas no cidadão.
Disclaimer:
O projeto Gravitate-Health recebeu financiamento da Innovative Medicines Initiative 2 Joint Undertaking (JU) ao abrigo do acordo de subvenção n.º 945334. Esta iniciativa conjunta é apoiada pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, pela Federação Europeia das Indústrias e Associações Farmacêuticas (EFPIA) e pela Datapharm Limited.
O orçamento total do projeto é de 19,4 milhões de euros, com uma duração de 60 meses. As opiniões e pontos de vista expressos não refletem necessariamente os da IMI, da União Europeia, da EFPIA ou da Datapharm Limited. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas por esses conteúdos.
