A SPMS participou na 15.ª cimeira da Global Digital Health Partnership (GDHP) enquanto vice-presidente. A cimeira decorreu entre os dias 1 e 3 de julho, em Salvador, no Brasil.
Desde 2024 que a SPMS ocupa a vice-presidência da GDHP, uma organização que reúne representantes governamentais de diversos países, bem como a Organização Mundial da Saúde (OMS), tendo por objetivo impulsionar a digitalização no setor da saúde a nível global. Nesta 15.ª cimeira internacional, a SPMS foi representada por Cátia Sousa Pinto.

A cimeira constituiu um espaço estratégico para estabelecer prioridades futuras e consolidar a cooperação entre países membros da GDHP em torno de metas comuns, tendo como propósito acelerar a transformação digital na saúde à escala global. Paralelamente, realçou-se a importância de promover abordagens que permitam desenvolver soluções digitais sustentáveis, inclusivas e de elevada qualidade, capazes de influenciar positivamente políticas públicas, quadros regulatórios e mecanismos de incentivo.
A GDHP facilita a colaboração global e partilha de conhecimento no desenho e implementação de serviços de saúde digitais, com vista a melhorar a saúde e desenvolver cuidados sustentáveis e de elevada qualidade, para todos. Apoia também as melhores práticas internacionais no uso de dados e da tecnologia para promover os cuidados de saúde, facilitando a análise global que visa prever tendências emergentes.

Coorganizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), o evento reuniu representantes e líderes governamentais, com vista a debater e impulsionar o futuro da transformação digital global do setor da saúde.
Ao longo dos três dias, os participantes aprofundaram temas centrais para o desenvolvimento da saúde digital, com destaque para a partilha de experiências, boas práticas e progressos alcançados entre os membros da GDHP em diferentes áreas.
O programa incluiu ainda sessões plenárias dedicadas aos grupos de trabalho da GDHP e apresentações que evidenciaram os avanços do Brasil e da América Latina na saúde digital. Por outro lado, os participantes tiveram oportunidade de visitar instituições ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), contactando diretamente com projetos inovadores que procuram reduzir desigualdades e garantir um acesso mais equitativo aos cuidados de saúde.

A SPMS, enquanto vice-presidente da GDHP, tem desempenhado um papel de destaque na promoção de estratégias. A participação nesta cimeira reafirma, assim, o compromisso com a melhoria dos cuidados de saúde digitais, disponibilizados aos cidadãos, promovendo a partilha de conhecimento e de experiências para impulsionar a transformação digital global da saúde, de forma mais sustentável e mais inclusiva.
Nota: As fotos são da autoria de Eduardo Ogata.
