
Projeto que visa reforçar as capacidades digitais dos centros oncológicos pretende criar um quadro transfronteiriço para uma resposta mais eficaz, segura e centrada no utente.
O projeto eCAN Plus – Enhancing the Digital Capabilities of Cancer Centres in the EU to Improve Prevention and Care, que foi lançado recentemente, tem o objetivo de reforçar as capacidades digitais dos centros oncológicos europeus, promovendo a interoperabilidade, telemedicina, telemonitorização, formação digital e utilização segura dos dados de saúde.
Inserida no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro e cofinanciada pelo EU4Health, a iniciativa eCAN Plus decorre até 2029, reunindo mais de 23 países e 83 organizações.
O eixo europeu desta ação pretende criar um quadro transfronteiriço que contribua para uma resposta mais eficaz, segura e centrada no utente, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS). Simultaneamente, visa promover a literacia digital em saúde e as competências digitais de profissionais, utentes e outros intervenientes nos cuidados oncológicos.
No âmbito desta ação, serão conduzidos três estudos clínicos piloto, centrados em distintas fases do percurso de cuidados da pessoa com doença oncológica, com o objetivo de avaliar o impacto e as vantagens da integração de ferramentas digitais no acompanhamento clínico.
A SPMS contribui com a sua experiência em sistemas de informação clínica, interoperabilidade e registos nacionais, destacando-se o Centro Nacional de Telessaúde, a plataforma MyHealth@EU, o Registo Oncológico Nacional (RON), o Registo de Saúde Eletrónico (RSE) e a Prescrição Eletrónica Médica (PEM).
Integram o projeto outras entidades nacionais, como os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) de Lisboa, Porto e Coimbra, o Centro de Oncologia dos Açores (COA) e o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP).
Ao integrar de forma ativa a ação eCAN Plus, Portugal assume um papel de destaque na construção de um sistema de saúde europeu mais inclusivo, interligado e orientado pela inovação tecnológica.
Consulte:
Nota informativa:
A ação eCAN Plus é cofinanciada pela União Europeia (UE), através do Programa EU4Health 2021–2027, ao abrigo do Grant Agreement n.º 101219434. Os pontos de vista e opiniões aqui expressos são da exclusiva responsabilidade da(s) pessoa(s) autora(s) e não refletem necessariamente os da UE ou os da Agência de Execução Europeia para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency ou HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA poderão ser responsabilizadas por essas opiniões.