O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24.
Com um investimento superior a 1,5 Milhões de euros para a App e o Portal SNS 24, estas plataformas digitais oferecem maior comodidade, segurança, fiabilidade e autonomia. Sob alçada da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE) desde 2017, o SNS 24 teve uma evolução sem precedentes ao longo destes 8 anos, passando de uma linha telefónica para uma plataforma omnicanal, que inclui o digital e uma rede de cerca de quatro centenas de Balcões SNS 24, distribuídos pelo país.
No digital, o Portal e a App SNS 24 têm crescido graças a novas funcionalidades e a uma carteira de serviços cada vez mais diversificada e útil para os cidadãos. O exemplo mais recente é a possibilidade de os utentes agendarem os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), em entidades convencionadas, através do Portal SNS 24. No caso da App, irá permitir o acesso a cheques-dentistas em formato digital.
O Portal SNS 24, no âmbito do digital, tem sido um pilar promotor da literacia ao facilitar a gestão individual e o acesso rápido a serviços e a informação de saúde. Por seu turno, a App SNS 24 é a aplicação móvel que permite aceder a informações e serviços digitais de saúde, centrando-se na mobilidade, monitorização pessoal e interação direta com os cuidados. Até ao momento, já alcançou mais de 12 milhões de downloads.
A nova versão da App e do Portal SNS 24 marcam uma evolução tecnológica significativa. Apresentam um design mais intuitivo, uma navegação simplificada e novas funcionalidades.
O investimento, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), posiciona o SNS 24 como um verdadeiro facilitador da saúde digital em Portugal, promovendo o acesso, a eficiência e a participação ativa dos cidadãos no seu percurso de saúde.
O evento comemorativo irá ainda juntar cidadãos, profissionais, jornalistas, dirigentes e entidades parceiras para debater as oportunidades abertas pelo digital para a promoção da literacia em saúde e dos direitos dos doentes.
São 8 anos de inovação que marcam o compromisso contínuo do Ministério da Saúde em melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde.
