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Portal Tempos de Espera reforça acesso à informação

3 Julho, 2025

O Portal Tempos Médios de Espera – https://tempos.min-saude.pt/ – foi renovado, recentemente, para responder às necessidades reportadas por cidadãos, profissionais de saúde e instituições, quer ao nível da transparência, quer do poder de decisão do utente.

O portal disponibiliza ao cidadão, num único local, informação sobre os tempos de espera em serviços de urgência e o tempo de resposta para consultas e cirurgias programadas, por instituição.

Os cidadãos podem, por exemplo, consultar as urgências dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e saber qual a urgência mais próxima ou aquela que está, no momento, com menor tempo de espera ou com menos utentes a aguardar triagem ou observação.  

Nos serviços de urgência, o Portal apresenta três áreas:

  • Espera pela Triagem – Média de tempo para realizar triagem na urgência, sendo contabilizado o tempo desde a admissão até à triagem;
  • Espera para 1.ª Observação – Média do tempo de espera para ser observado/a pelo médico/a, sendo contabilizado o tempo desde a triagem até à 1.ª observação;
  • Em Observação – Média do tempo em observação, sendo contabilizado o tempo desde a primeira observação pelo/a médico/a até à alta do serviço de urgência. Inclui, por exemplo, o tempo para realização de meios complementares de diagnóstico (exames) e da terapêutica necessária à estabilização do doente (por exemplo, medicação intravenosa).  

O portal é bastante intuitivo, permitindo aceder facilmente a informação relevante. Com um design adaptável e acessível em diferentes dispositivos, disponibiliza:

  • Acesso rápido e transparente – Informação sobre os tempos de espera nas urgências atualizada de 10 em 10 minutos e informação sobre os tempos de resposta para consultas e cirurgias atualizada diariamente;
  • Integração com as unidades de saúde – Comunicação automatizada entre sistemas de informação, garantindo a celeridade na transmissão dos dados.

Para instituições que utilizam sistemas de informação de gestão clínica geridos pela SPMS, a atualização é automática. Para instituições que utilizam sistemas de informação de gestão clínica que não são geridos pela SPMS, este envio é feito, também, de forma automática, mas o processo é da responsabilidade das próprias unidades.

O Portal Tempos de Espera representa uma evolução tecnológica ao serviço dos cidadãos, apoiando a tomada de decisão e contribuindo para melhorar a qualidade, a acessibilidade e a transparência nos serviços de saúde.

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