Notícias

ULS de Braga avança com transição digital em parceria com a SPMS

22 Maio, 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga iniciou uma nova etapa da sua estratégia de modernização digital, com a realização do “Dia Digital e Telessaúde”, em colaboração com a SPMS. A iniciativa decorreu no Hospital de Braga, a 20 de maio, assinalando o arranque de uma fase determinante no processo de transição tecnológica da instituição.

O evento reuniu mais de 350 participantes, entre responsáveis da administração da ULS de Braga, representantes da SPMS e especialistas da área da saúde digital. Foi ainda marcado por momentos de partilha, capacitação e alinhamento estratégico, colocando a tónica na digitalização dos cuidados de saúde e na interoperabilidade dos sistemas de informação.

Entre os avanços estruturantes anunciados, destaca-se o início da implementação do SONHO V2, que substituirá a atual plataforma em funcionamento na instituição. Paralelamente, será também introduzido o SClínico, que permitirá a uniformização e partilha segura da informação dos utentes entre os cuidados primários e hospitalares, promovendo uma abordagem integrada e centrada na continuidade de cuidados.

No âmbito desta transformação, foi ainda apresentada, por Lúcia Cerqueira, vogal executiva do Conselho de Administração da ULS de Braga, a Comissão Local de Informatização Clínica (CLIC), estrutura interna criada para coordenar e acompanhar todas as iniciativas digitais da ULS.

Da parte da SPMS, esteve a Unidade de Inovação Digital, coordenada por Rafael Franco, para abordar questões relacionadas com as soluções digitais, nomeadamente a Plataforma Live, para teleconsultas, e a Plataforma de Telecuidados, para a atividade de telemonitorização e telerreabilitação. Já a Unidade de Sistemas de Cuidados de Saúde, coordenada por Renato Pinto, falou sobre a Suite Hospitalar – Sonho V2/SClínico, projeto de evolução dos sistemas de informação hospitalares, cuja implementação irá reforçar a gestão administrativa e clínica da ULS de Braga.

Por sua vez, Américo Afonso, presidente do Conselho de Administração da ULS de Braga, sublinhou o carácter histórico deste momento: “Abrimos as portas a uma nova era, mais digital, mas também mais integrada, mais disruptiva e mais centrada nos utentes. A ULS de Braga está em melhoria contínua, dedicada à inovação e à transformação digital, e este evento demonstra a nossa vontade, determinação e capacidade de liderar a mudança no SNS.”

Com esta iniciativa, e a colaboração ativa da SPMS, a ULS de Braga reafirma a sua aposta estratégica numa transição digital robusta, sustentável e alinhada com as exigências de um sistema de saúde moderno, capaz de prestar cuidados mais eficazes, personalizados e acessíveis à população.

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.