A Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAVE) acolheu o “Dia Digital e Telessaúde”, no dia 13 de maio, com o apoio da SPMS. O evento permitiu clarificar a utilização das plataformas digitais, desenvolvidas pela SPMS, pelos profissionais de saúde, contribuindo para a melhoria da telessaúde na ULSMAVE.
O evento focou-se na inclusão estruturada de serviços de telessaúde na carteira assistencial da ULSMAVE, como a Plataforma Live, para teleconsultas, e a Plataforma de Telecuidados, para a atividade de telemonitorização e telerreabilitação. Deste modo, promoveu-se igualmente a literacia digital e o esclarecimento de dúvidas por parte dos profissionais da saúde, nomeadamente dos cuidados primários e hospitalares.
Além da componente informativa, o “Dia Digital e Telessaúde” revelou o potencial de iniciativas estratégicas para a ULS. Os profissionais responderam ao desafio interno para apresentarem projetos inovadores, com aplicação em áreas como a teleconsulta, telemonitorização e outras soluções digitais com impacto direto no acesso e na eficiência dos cuidados de saúde.
Inovação com projetos estratégicos e inovadores
Entre os oradores da ULSMAVE, esteve Pedro Teixeira, diretor do Serviço de Saúde Mental, apresentou um projeto pioneiro na área da Teleconsulta em Saúde Mental e Sexual, com grande potencial de replicação noutras unidades de saúde.
Já Pedro Ferreira, diretor do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação, Comunicação e Transição Digital, encerrou a sessão com a apresentação de um conjunto de soluções tecnológicas em fase de implementação, nomeadamente o SClínico V3.
A SPMS esteve representada por Rafael Franco, coordenador da Unidade de Inovação Digital, que esclareceu questões sobre a plataforma de Telecuidados. Da mesma Unidade, Vasco Alves demonstrou as funcionalidades da plataforma Live, e Rui Parreira destacou os serviços digitais direcionados para os profissionais de saúde.
Este evento constituiu um momento estratégico de ligação entre as equipas e os objetivos de inovação digital. A entidade reforça, assim, o seu compromisso com a eficiência, a inovação e a humanização dos cuidados através da tecnologia.
A Unidade Local de Saúde do Médio Ave juntou-se às instituições que, desde 2024, têm vindo a acolher o “Dia Digital e Telessaúde”. Esta é uma iniciativa da SPMS, tendo por objetivo sensibilizar os profissionais de saúde para a adoção de novos modelos de atendimento e de prestação de cuidados à distância, através das plataformas digitais já disponíveis para práticas como a teleconsulta, a telemonitorização e a telerreabilitação.
