A SPMS recebeu uma comitiva da área da saúde do Kosovo nas suas instalações em Lisboa, visando a partilha de conhecimentos e boas práticas em saúde digital. Realizou-se esta quinta-feira, dia 8 de maio.
A visita deu a conhecer o trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, ao nível da transformação e digitalização da saúde, com o intuito de proporcionar uma perspetiva mais abrangente acerca do funcionamento do sistema de saúde português. Foram apresentados alguns dos projetos em curso, nomeadamente relacionados com o Registo de Saúde Eletrónico, o sistema SClínico Hospitalar e o SNS 24.

Na SPMS, a comitiva foi recebida por Cátia Pinto, Cristiana Antunes, Mariana Meira, Nuno Fernandes, coordenadores, e por Bruna Castro. A visita contou com a participação de representantes de hospitais kosovares, acompanhados por Óscar Lopes, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP).
Considerando que o Kosovo é um país jovem e em processo de adesão à União Europeia (UE), o encontro constituiu um momento-chave para aprofundar as estratégias digitais nacionais implementadas na área da saúde, através de um diálogo construtivo.
A SPMS, mais uma vez, partilhou a sua experiência e conhecimento enquanto entidade de referência no âmbito da digitalização aplicada à saúde.

