Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende 369 mil chamadas em cinco anos

3 Abril, 2025

Lançado no dia 1 de abril de 2020, o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24 tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Em cinco anos atendeu perto de 369 mil chamadas.

Desde o início de 2025, foram atendidas mais de 19 mil chamadas, uma taxa de crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Até agora, 2024 foi o ano com o maior número de chamadas atendidas, registando mais de 76 mil atendimentos.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português. Já atendeu mais de 8.400 chamadas. Destas, mais de 1.700 chamadas foram atendidas no primeiro trimestre de 2025, representando uma taxa de crescimento de 327% face ao mesmo período do ano anterior.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com diversas questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e a gestão e adaptação em situação de crise.

Adicionalmente, sempre que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados – desde 15 de março de 2021 (apenas é possível obter dados detalhados a partir dessa data), ocorreram mais de 450 situações.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, o serviço de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 é uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dele precisem.

Lançado através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades de acompanhamento psicológico da população.

Temas

|

SPMS debate “Inteligência Artificial e inovação no cuidar em enfermagem”

19 Maio, 2025

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano promoveu a conferência “Inteligência Artificial e inovação no cuidar em enfermagem”, no dia 12 de maio, que contou com a intervenção da SPMS. A inteligência artificial (IA) está a revolucionar a área da Saúde em várias frentes, contribuindo para a tomada de decisão. Pedro Marques, coordenador da Unidade […]

Conferência “MedTech Portugal: Perspetivar o Futuro” conta com participação da SPMS

14 Maio, 2025

A SPMS participou na conferência “MedTech Portugal: Perspetivar o Futuro”, que decorreu esta terça-feira, 13 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. Assinalou o kick off do congresso da MedTech Europe, que resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED). […]

SPMS participa em eventos no âmbito da presidência polaca da UE

13 Maio, 2025

A SPMS participou em dois eventos de grande relevância no domínio da saúde digital, nos dias 12 e 13 de maio. A Conferência Internacional de Saúde Digital e a 28.ª Reunião de Alto Nível da eHealth Network (eHN) realizaram-se no contexto da presidência polaca do Conselho da União Europeia (UE), em Varsóvia, na Polónia. No […]

Voltar
Voltar para o topo.