Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende 369 mil chamadas em cinco anos

3 Abril, 2025

Lançado no dia 1 de abril de 2020, o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24 tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Em cinco anos atendeu perto de 369 mil chamadas.

Desde o início de 2025, foram atendidas mais de 19 mil chamadas, uma taxa de crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Até agora, 2024 foi o ano com o maior número de chamadas atendidas, registando mais de 76 mil atendimentos.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português. Já atendeu mais de 8.400 chamadas. Destas, mais de 1.700 chamadas foram atendidas no primeiro trimestre de 2025, representando uma taxa de crescimento de 327% face ao mesmo período do ano anterior.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com diversas questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e a gestão e adaptação em situação de crise.

Adicionalmente, sempre que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados – desde 15 de março de 2021 (apenas é possível obter dados detalhados a partir dessa data), ocorreram mais de 450 situações.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, o serviço de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 é uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dele precisem.

Lançado através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades de acompanhamento psicológico da população.

Temas

|

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Equipa da DANAD promove reunião anual no Porto

15 Outubro, 2025

A Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados (DANAD) da SPMS reuniu-se nas instalações da SPMS do Porto, com o objetivo de alinhar iniciativas, partilhar conhecimento e reforçar a coesão entre as suas unidades. O encontro teve lugar no dia 25 de setembro. A DANAD integra as Unidades de Inovação Digital (UID), de Advanced […]

“Dia Digital e Telessaúde” regressa em outubro com entusiasmo renovado

14 Outubro, 2025

O Dia Digital e Telessaúde regressou na primeira semana de outubro a várias Unidades Locais de Saúde (ULS).  Esta iniciativa reflete a determinação e o envolvimento das equipas de saúde, que têm vindo a consolidar práticas digitais, a promover a literacia tecnológica e a reforçar a cooperação entre níveis de cuidados. A ULS da Póvoa […]

Voltar
Voltar para o topo.