Notícias

Projeto Quantum disponibiliza primeiros resultados para avançar a qualidade e utilidade dos dados de saúde

5 Março, 2025

A SPMS participa no projeto europeu QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU“, que tem como objetivo criar um sistema comum na União Europeia (UE) para rotular a qualidade e utilidade dos dados de saúde para fins de investigação.

A maturidade dos detentores desses dados, tal como previsto no artigo 78.º do regulamento do Espaço Europeu dos Dados de Saúde (EEDS), é outro dos objetivos do projeto.

O QUANTUM procura estabelecer as normas para a criação do rótulo, garantido que o mesmo seja adotado como parte dos descritores dos conjuntos de dados de saúde, que serão disponibilizados para fins de investigação, inovação médica e regulamentação – utilização secundária – através da plataforma HealthData@EU.

A criação do rótulo visa assegurar um mecanismo harmonizado de transparência, que permita aos investigadores, inovadores e reguladores conferirem a qualidade e utilidade de um conjunto de dados para os seus trabalhos, promovendo a transparência e a confiança na partilha de dados de saúde em toda a UE, para fins de utilização secundária.

Recentemente, foram publicadas as primeiras especificações técnicas para a implementação deste sistema de rotulagem:

🔹Especificações do rótulo de qualidade e utilidade dos conjuntos de dados

Estabelece um conjunto de 12 dimensões essenciais para medição da qualidade e utilidade dos dados. Tal resultou de um trabalho extenso de consenso, que culminou na definição das 12 dimensões e das métricas associadas às mesmas, para uma avaliação padronizada da qualidade e utilidade dos dados. Providencia assim os critérios necessários à avaliação de qualidade e utilidade dos dados. Critérios esses que serão medidos e farão parte dos descritores que irão acompanhar os conjuntos de dados elaborados, através de financiamento europeu.

🔹Especificação da avaliação da maturidade dos detentores de dados

Estabelece uma matriz para avaliar a maturidade dos detentores de dados na gestão da qualidade dos seus dados. A matriz proposta é composta por 10 dimensões-chave e 5 níveis de maturidade. Será um importante mecanismo de autoavaliação, promovendo a evolução dos detentores de dados, no que respeita à melhoria dos seus procedimentos internos de qualidade dos dados.

Estas duas especificações são um marco essencial, alcançado pelo QUANTUM, para a criação de um rótulo harmonizado que informe acerca da qualidade e utilidade dos dados. Deste modo, promove a transparência e confiabilidade para a reutilização dos dados de saúde para fins de inovação médica, investigação e regulamentação.

A SPMS utiliza estas especificações para robustecer o ecossistema da informação de saúde e promover o desenvolvimento de soluções de analítica avançada e inteligência artificial robustas, baseadas em dados de qualidade.

Disclaimer: A ação QUANTUM é financiada pela União Europeia, programa Horizon Europe Framework (HORIZON) ao abrigo do Grant Agreement Nr 101137057. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões.

Saiba mais sobre o projeto QUANTUM.

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.