Notícias

SPMS reforça interoperabilidade com SNOMED CT

20 Fevereiro, 2025

A SPMS continua a investir na melhoria da comunicação entre sistemas de tecnologias de informação e comunicação (TIC) no setor da saúde, incentivando o uso da terminologia clínica SNOMED CT em Portugal.

Para assegurar a renovação sustentável da licença da SNOMED International relativa ao período de 2023 a 2027, permitindo alargar a utilização em Portugal da SNOMED CT, a SPMS concorreu e recebeu dois cofinanciamentos europeus: ações SNO-PT e SNO-PT 2 .

A implementação da SNOMED CT contribui para melhorar a comunicação, isto é, a interoperabilidade entre sistemas TIC, através da disponibilização de dados clínicos e administrativos mais estruturados e organizados.

A expansão do uso desta terminologia permite uma melhor gestão da informação de saúde e qualidade dos cuidados de saúde prestados a nível nacional e transfronteiriço, através da infraestrutura A Minha Saúde @ UE. Por outro lado, o uso da SNOMED CT permite também contribuir para a melhoria da utilização secundária de dados de saúde, seja para fins de investigação, inovação médica ou definição de políticas.

O acesso a informações mais padronizadas, consistentes e completas facilita a análise de grandes volumes de dados, criando um ambiente mais propício à inovação e ao desenvolvimento de novas abordagens no setor da saúde.

A primeira ação cofinanciada, SNO-PT, concluída a 31 de dezembro de 2024, alcançou resultados significativos para a expansão do uso desta terminologia clínica em Portugal, destacando-se:

  • A atribuição de 18 novas licenças SNOMED CT a parceiros nacionais, promovendo o uso padronizado de termos clínicos e administrativos.
  • A tradução de 4185 novos termos SNOMED CT para a língua portuguesa, facilitando a adoção e utilização desta terminologia em Portugal.
  • O desenvolvimento de 1 caso de uso nacional, focado na utilização da SNOMED CT para a partilha de resultados de exames laboratoriais no contexto dos Cuidados de Saúde Primários. É um passo crucial para a interoperabilidade no Serviço Nacional de Saúde.

Em janeiro de 2025, teve início uma nova ação cofinanciada, SNO-PT 2, com o objetivo principal de dar continuidade e expandir o trabalho iniciado na ação SNO-PT, incluindo o apoio a Portugal para:

  • Garantir o estatuto de membro da SNOMED International, através da renovação da licença relativa a esse estatuto, para os anos de 2025, 2026 e 2027.
  • Manter e expandir a distribuição gratuita da SNOMED CT a entidades na área da saúde.
  • Continuar a traduzir termos da SNOMED CT para português.
  • Promover e garantir a sustentabilidade dos trabalhos em curso no Centro de Terminologias Clínicas (CTC), gerido pela SPMS.
  • Desenvolver casos de uso adicionais para a utilização da SNOMED CT.

Assim, a SPMS reforça o compromisso com a modernização, promovendo o desenvolvimento da saúde digital, em Portugal, alinhado com estratégias europeias, tais como o Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) e criando uma base sólida para avanços futuros no setor.

Disclaimer: As ações SNO-PT (Contrato nº 101084711) e SNO-PT 2 (Contrato nº 101181370) são cofinanciadas pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a entidade financiadora podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.

Consulte: https://www.ctc.min-saude.pt/projetos-cofinanciados/

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.