Notícias

Flu Summit debate prevenção da gripe com participação da SPMS

13 Fevereiro, 2025

Sob o tema “Proteção para além da Gripe”, a 6.ª edição do Flu Summit reuniu vários especialistas para discutir estratégias e avanços na prevenção, tratamento e controlo da doença. Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou no debate que decorreu esta quarta-feira, dia 12 de fevereiro, em Lisboa.

No painel “Políticas de Saúde com aposta na Prevenção”, a dirigente partilhou algumas das iniciativas que a SPMS tem em curso. Destacou o desenvolvimento do Vacinas 2.0, um sistema de informação tecnologicamente mais avançado e com novas funcionalidades, que deverá facilitar o registo das vacinas e responder melhor às necessidades dos profissionais de saúde.

Sandra Cavaca falou, também, sobre a aquisição centralizada de vacinas, a cargo da SPMS desde 2017, modelo que torna o processo mais célere e que viabiliza ganhos substanciais. Para a época 2024/2025, o procedimento de aquisição de 2,6 milhões de vacinas contra a gripe sazonal abrangeu 55 entidades, incluindo as regiões autónomas.

As campanhas de comunicação que apelam à vacinação, e que resultam da colaboração entre a SPMS, a Direção-Geral da Saúde e a Direção Executiva do SNS, foram outro dos tópicos abordados pela dirigente.

O Flu Summit 2025 permitiu concluir que, das várias medidas de prevenção contra a gripe e outras doenças virais ou bacterianas, a vacinação é a mais relevante. Ficou também claro que é igualmente importante promover medidas que combatam, de uma forma mais rigorosa, a transmissão da doença na comunidade.

Organizada pela Sanofi e pelo Jornal Expresso, a 6.ª edição do Flu Summit reiterou o compromisso com a promoção da literacia em saúde, sublinhando a importância de proteger as populações, sobretudo as mais vulneráveis.

Temas

|

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.