Notícias

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde.

O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e prestadores de cuidados de saúde, fornecendo-lhes orientações, ferramentas, serviços e formação adaptados. Este plano contou com alguns contributos da SPMS no âmbito dos grupos europeus com os quais colabora.

A iniciativa é um passo importante para proteger o setor da saúde das ciberameaças, através do reforço das capacidades de deteção, preparação e resposta a ameaças dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde, com vista a criar um ambiente mais seguro para os doentes e profissionais de saúde.

A Comissão Europeia destaca que a digitalização permite serviços como registos de saúde eletrónicos, a telemedicina e os diagnósticos baseados na Inteligência Artificial, contudo, os ciberataques podem atrasar os procedimentos médicos, criar bloqueios e perturbar serviços vitais que, em casos graves, podem ter um impacto direto na vida dos europeus.

O plano de ação apresentado tem como prioridades o reforço da prevenção de ciberataques, uma melhor deteção e identificação de ameaças, o desenvolvimento de respostas adequadas, com a finalidade de minimizar o impacto dos mesmos e a proteção dos sistemas de saúde através da dissuasão.

Os Estados-membros comunicaram 309 incidentes de cibersegurança significativos que afetaram o setor dos cuidados de saúde em 2023, mais do que em qualquer outro setor crítico.

Com o objetivo de aperfeiçoar as ações com maior impacto para doentes e prestadores de cuidados de saúde, a Comissão lançará em breve uma consulta pública sobre este plano, aberta a todos os cidadãos e partes interessadas. 

Conheça o plano: European action plan on the cybersecurity of hospitals and healthcare provider

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.