Notícias

Linha SNS 24 atende mais de 24 mil chamadas num dia, mais do dobro do período homólogo

3 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 bateu o recorde de chamadas atendidas, ontem, dia 2 de janeiro. Foram mais de 24 mil chamadas atendidas num só dia. No período homólogo de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas.

O aumento significativo de chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de 2025, impactou nos tempos médios de espera na Linha SNS 24, levando a desafios pontuais na gestão de recursos humanos que provocaram, em determinados períodos, tempos de espera longos. Com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta, está a ser feito um reforço, quer por parte da SPMS, quer da operadora Altice, no recrutamento de mais profissionais de saúde, nomeadamente de enfermeiros.

Simultaneamente, e decorrente do Despacho n.º 13807/2024, de 22 de novembro, no âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, a Linha SNS 24 está a recrutar farmacêuticos para reforçar a capacidade de atendimentos.

Nos primeiros dois dias de 2025 foram atendidas mais de 36 mil chamadas, correspondendo a uma média de 750 chamadas por hora. Este volume representa quase o dobro da capacidade de atendimento do mesmo período no ano passado, quando foram registadas cerca de 16 mil chamadas (aproximadamente 330 chamadas por hora).

Adicionalmente, a nova triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos, já permitiu realizar, desde o dia 1 de janeiro de 2025, mais de 5 mil triagens.

Importa ainda realçar que se observou um aumento de cerca de 13% nas situações encaminhadas para os Cuidados de Saúde Primários, com o agendamento de cerca de 1.500 consultas através da Linha SNS 24, contribuindo para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.

O aumento significativo de chamadas demonstra os esforços contínuos do SNS 24 em reforçar a capacidade de resposta, especialmente nesta época do ano, em que a procura por serviços de saúde é elevada.

A SPMS reitera total confiança no trabalho conjunto com o operador, Altice, mantendo uma estreita articulação e trabalho de equipa, garantindo assim que os serviços da Linha SNS 24 continuam a ser uma referência para todos os cidadãos que necessitam de apoio perante problemas de saúde não emergentes.

O SNS 24 mantém sempre o compromisso de estar ao lado dos cidadãos em momentos de maior procura. Em 2024, a Linha SNS 24 atendeu mais de 3,5 milhões de chamadas, representando 87% de crescimento face ao ano anterior.

Temas

|

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.