Notícias

Linha SNS 24 atende mais de 24 mil chamadas num dia, mais do dobro do período homólogo

3 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 bateu o recorde de chamadas atendidas, ontem, dia 2 de janeiro. Foram mais de 24 mil chamadas atendidas num só dia. No período homólogo de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas.

O aumento significativo de chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de 2025, impactou nos tempos médios de espera na Linha SNS 24, levando a desafios pontuais na gestão de recursos humanos que provocaram, em determinados períodos, tempos de espera longos. Com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta, está a ser feito um reforço, quer por parte da SPMS, quer da operadora Altice, no recrutamento de mais profissionais de saúde, nomeadamente de enfermeiros.

Simultaneamente, e decorrente do Despacho n.º 13807/2024, de 22 de novembro, no âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, a Linha SNS 24 está a recrutar farmacêuticos para reforçar a capacidade de atendimentos.

Nos primeiros dois dias de 2025 foram atendidas mais de 36 mil chamadas, correspondendo a uma média de 750 chamadas por hora. Este volume representa quase o dobro da capacidade de atendimento do mesmo período no ano passado, quando foram registadas cerca de 16 mil chamadas (aproximadamente 330 chamadas por hora).

Adicionalmente, a nova triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos, já permitiu realizar, desde o dia 1 de janeiro de 2025, mais de 5 mil triagens.

Importa ainda realçar que se observou um aumento de cerca de 13% nas situações encaminhadas para os Cuidados de Saúde Primários, com o agendamento de cerca de 1.500 consultas através da Linha SNS 24, contribuindo para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.

O aumento significativo de chamadas demonstra os esforços contínuos do SNS 24 em reforçar a capacidade de resposta, especialmente nesta época do ano, em que a procura por serviços de saúde é elevada.

A SPMS reitera total confiança no trabalho conjunto com o operador, Altice, mantendo uma estreita articulação e trabalho de equipa, garantindo assim que os serviços da Linha SNS 24 continuam a ser uma referência para todos os cidadãos que necessitam de apoio perante problemas de saúde não emergentes.

O SNS 24 mantém sempre o compromisso de estar ao lado dos cidadãos em momentos de maior procura. Em 2024, a Linha SNS 24 atendeu mais de 3,5 milhões de chamadas, representando 87% de crescimento face ao ano anterior.

Temas

|

SPMS testa solução europeia para futuros serviços digitais

29 Abril, 2025

No âmbito da ação europeia Gravitate – Health, a SPMS conduziu testes de integração da solução Gravitate Lens (G-lens®) na App SNS 24. A solução G-lens® permite adaptar o conteúdo do folheto informativo de um medicamento, destacando ou suprimindo informações, com base nas características presentes no resumo de saúde do utente. Esta iniciativa teve como […]

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

28 Abril, 2025

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho assinala-se hoje, dia 28 de abril. É uma data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para promover a prevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho a nível global.

DMSST
Voltar
Voltar para o topo.