Notícias

Linha SNS 24 atende mais de 24 mil chamadas num dia, mais do dobro do período homólogo

3 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 bateu o recorde de chamadas atendidas, ontem, dia 2 de janeiro. Foram mais de 24 mil chamadas atendidas num só dia. No período homólogo de 2024, no dia 2 de janeiro, a Linha atendeu pouco mais de 10 mil chamadas.

O aumento significativo de chamadas diárias, ocorrido nestes primeiros dias de 2025, impactou nos tempos médios de espera na Linha SNS 24, levando a desafios pontuais na gestão de recursos humanos que provocaram, em determinados períodos, tempos de espera longos. Com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta, está a ser feito um reforço, quer por parte da SPMS, quer da operadora Altice, no recrutamento de mais profissionais de saúde, nomeadamente de enfermeiros.

Simultaneamente, e decorrente do Despacho n.º 13807/2024, de 22 de novembro, no âmbito do Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno 2024/2025, a Linha SNS 24 está a recrutar farmacêuticos para reforçar a capacidade de atendimentos.

Nos primeiros dois dias de 2025 foram atendidas mais de 36 mil chamadas, correspondendo a uma média de 750 chamadas por hora. Este volume representa quase o dobro da capacidade de atendimento do mesmo período no ano passado, quando foram registadas cerca de 16 mil chamadas (aproximadamente 330 chamadas por hora).

Adicionalmente, a nova triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos, já permitiu realizar, desde o dia 1 de janeiro de 2025, mais de 5 mil triagens.

Importa ainda realçar que se observou um aumento de cerca de 13% nas situações encaminhadas para os Cuidados de Saúde Primários, com o agendamento de cerca de 1.500 consultas através da Linha SNS 24, contribuindo para evitar deslocações desnecessárias aos serviços de urgência.

O aumento significativo de chamadas demonstra os esforços contínuos do SNS 24 em reforçar a capacidade de resposta, especialmente nesta época do ano, em que a procura por serviços de saúde é elevada.

A SPMS reitera total confiança no trabalho conjunto com o operador, Altice, mantendo uma estreita articulação e trabalho de equipa, garantindo assim que os serviços da Linha SNS 24 continuam a ser uma referência para todos os cidadãos que necessitam de apoio perante problemas de saúde não emergentes.

O SNS 24 mantém sempre o compromisso de estar ao lado dos cidadãos em momentos de maior procura. Em 2024, a Linha SNS 24 atendeu mais de 3,5 milhões de chamadas, representando 87% de crescimento face ao ano anterior.

Temas

|

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.