Notícias

Atendimento em Língua Gestual Portuguesa garante acessibilidade ao SNS

18 Novembro, 2024

Na semana em que se comemorou o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, 15 de novembro, foi atingido o total de 5.800 triagens realizadas através da plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas.

Inserida no portal SNS 24, esta plataforma tem dado resposta a uma necessidade dos cidadãos surdos, pois permite estabelecer contacto com o intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), que faz a mediação com o enfermeiro do SNS 24.

A plataforma pode ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e a pessoa surda, nos centros de saúde e hospitais do Serviço Nacional de Saúde, representando uma melhoria significativa no acesso aos serviços.

No SNS 24, os serviços prestados seguem parâmetros iguais para todos os cidadãos, diferindo apenas na forma de acesso ao Serviço de Triagem, Acompanhamento e Encaminhamento (TAE), também disponível na app SNS 24. Já os Serviços Informativos e Administrativos possibilitam aceder a informações e apoios, por exemplo, marcação de consultas nos cuidados de saúde primários e submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica, entre outros.

Criada em abril de 2020, a plataforma de videochamada do SNS 24 tem promovido a inclusão e a equidade, garantindo um serviço acessível e fundamental para a autonomia e para a qualidade de vida das pessoas surdas, enquanto cidadãs de pleno direito.

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica. Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Voltar
Voltar para o topo.