Notícias

Linha SNS 24 atinge marca de 2 milhões de chamadas

27 Agosto, 2024

A Linha SNS 24 atingiu, na passada sexta-feira, a marca de 2 milhões de chamadas atendidas desde o início deste ano. Os dados refletem o crescente reconhecimento e confiança no SNS 24, que tem sido essencial não só para esclarecimento de dúvidas, mas também para referenciar para o nível de cuidados mais adequado, aumentando o conforto dos utentes e a qualidade e a segurança da prestação de cuidados.

A referenciação para cuidados de saúde primários ou para autocuidados, com chamadas de seguimento pela Linha SNS 24, permite reduzir as deslocações desnecessárias aos serviços de urgência e, deste modo, aliviar a pressão sobre estes serviços e permitir que os profissionais se concentrem sobre situações que exigem cuidados agudos diferenciados.

O sucesso da Linha SNS 24 tem sido também impulsionado por alguns projetos inovadores, como é exemplo o “Ligue Antes, Salve Vidas”. Lançado em maio de 2023, este projeto-piloto tem procurado incentivar os cidadãos a ligar para a Linha SNS 24 antes de recorrerem aos serviços de urgência hospitalares. Já está implementado nas Unidades Locais de Saúde de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Entre Douro e Vouga e Gaia/Espinho. Com esta iniciativa, foram já agendadas mais de 74 mil consultas nas unidades de Cuidados de Saúde Primários destas ULS.

Com 7 anos de existência, celebrados no passado mês de julho, a Linha SNS 24 tornou-se a porta de entrada para o Serviço Nacional de Saúde, desempenhando um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para os cuidados de saúde mais adequados, além do suporte informativo e psicológico, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Temas

SNS 24_2M chamadas

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica. Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Voltar para o topo.