Notícias

Linha SNS 24 já atendeu mais de 1 Milhão de chamadas em 2024

25 Maio, 2024

O SNS 24 já atendeu perto de 1,2 milhões de chamadas este ano, quase o dobro do mesmo período do ano passado, em que foram atendidas mais de 615 mil chamadas.

Janeiro foi o mês com mais atendimentos, ultrapassando os 271 mil, seguido de março, com mais de 264 mil chamadas e abril registou mais de 257 mil atendimentos. Já neste mês de maio, até dia 23, foram atendidas mais de 200 mil chamadas.

Em média, o SNS 24 atendeu por dia cerca de 8.200 chamadas este ano. Através do contacto telefónico para o SNS 24, o Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento avalia e orienta os cidadãos perante um problema de saúde não emergente, por exemplo, tosse, febre, dor ligeira a moderada, náuseas, entre outros.

A triagem é feita de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado – autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

A SPMS tem promovido campanhas de comunicação e literacia em saúde que procuram sensibilizar os cidadãos para o uso adequado dos serviços de saúde, para que não recorram às urgências sem a referenciação prévia do SNS 24.

Temas

|

SNS 24_noticia site SPMS

SPMS promove seminário sobre prevenção da fraude e desafios regulatórios na IA

28 Novembro, 2025

No contexto do Dia Internacional Contra a Corrupção, que se assinala em 9 de dezembro, a SPMS organiza um seminário sobre prevenção da fraude e corrupção no setor da saúde e desafios de inovação regulatória na inteligência artificial (IA). O seminário “Visão integradora da prevenção da fraude e da corrupção no setor da Saúde e […]

SPMS lança White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética”

27 Novembro, 2025

A SPMS lançou um white paper com orientações para a integração segura, ética e eficaz de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) nas organizações de saúde. O White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética” resulta do compromisso da SPMS em promover soluções digitais que servem as pessoas e reforçam […]

Teleconsultas pela LIVE aumentam mais de 33% em 2025

25 Novembro, 2025

As teleconsultas realizadas pela plataforma LIVE aumentaram, só este ano, 33% face ao mesmo período de 2024. Cerca de 10 mil teleconsultas já foram realizadas através da LIVE. Neste contexto de forte crescimento da utilização da plataforma LIVE, foi lançada uma funcionalidade que torna as consultas à distância ainda mais simples e eficientes. Os utentes já são notificados pelos profissionais de saúde, por e-mail […]

Voltar
Voltar para o topo.