Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atendeu 280 mil chamadas em quatro anos

1 Abril, 2024

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) do SNS 24 atendeu mais de 280 mil chamadas em quatro anos.

Desde o seu lançamento no dia 1 de abril de 2020, durante a fase inicial da pandemia de COVID-19, esta linha tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Do total de chamadas atendidas, mais de 19 mil foram realizadas por profissionais de saúde.

Durante estes quatro anos, o número de utentes atendidos tem aumentado, passando das 50 mil chamadas em 2020, para as 64.500, em 2023. No primeiro trimestre deste ano, a LAP já recebeu mais de 15 mil chamadas de utentes.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português, tendo atendido 4885 chamadas nesta língua.

A LAP foi lançada através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses e tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades urgentes de acompanhamento psicológico da população.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com uma variedade de questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e crises emergentes. Nestes últimos casos, a linha desempenha um papel essencial na identificação e encaminhamento de situações que representam perigo para o próprio utente ou para terceiros, transferindo a chamada para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro necessários. Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 continuará a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dela precisem.

Temas

|

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

SNS 24 celebra 8 anos com lançamento da nova App e do Portal SNS 24

23 Julho, 2025

O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24. Com um investimento superior […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.