Notícias

Mais de 580 unidades de Cuidados de Saúde Primários com Sistema de Atendimento e Resposta Ágil

9 Fevereiro, 2024


O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) já está a funcionar em mais de 580 unidades de Cuidados de Saúde Primários do país.

Projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, o SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

Este sistema de atendimento oferece ao utente diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, renovação de receitas, entre outras. As vantagens são evidentes, com ganhos na redução do tempo de espera e no atendimento.

“Devolver as chamadas telefónicas a utentes que optaram por essa via de contacto com a sua unidade de saúde é, efetivamente, uma clara melhoria na qualidade do atendimento”, realça a presidente da SPMS, Sandra Cavaca, que considera que “todos ganham com esta solução digital que serve melhor os utentes do SNS”.

Recentemente, os cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) ficaram totalmente cobertos pelo SARA, garantindo, assim, uma resposta mais rápida e melhor aos seus utentes.

Atualmente, está em curso a migração na ULS de Viseu Dão-Lafões. O processo de implementação nos Cuidados de Saúde Primários vai continuar, prevendo-se que, nos próximos meses, o SARA esteja presente em mais de 600 unidades do país.

Temas

| |

Informação atualizada I App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

SPMS coordena reunião de trabalho sobre RSEu

29 Julho, 2025

O Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu) foi o tema central da reunião que juntou dirigentes e representantes de várias entidades do setor da saúde, esta terça-feira, dia 29 de julho, na sede da SPMS, em Lisboa. Tratou-se de uma reunião do grupo de trabalho interdisciplinar para acompanhamento e seguimento da implementação e desenvolvimento do […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.