Notícias

Mais de 580 unidades de Cuidados de Saúde Primários com Sistema de Atendimento e Resposta Ágil

9 Fevereiro, 2024


O Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA) já está a funcionar em mais de 580 unidades de Cuidados de Saúde Primários do país.

Projeto desenvolvido pela SPMS, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), na sua componente da Transição Digital na Saúde, o SARA é um sistema que facilita o atendimento nas unidades do Serviço Nacional de Saúde. Através da funcionalidade “callback”, regista o número de telefone do utente e a unidade de saúde retorna sempre a chamada, num curto espaço de tempo.

Este sistema de atendimento oferece ao utente diversas opções, como agendamento de consultas para o dia ou em data programada, renovação de receitas, entre outras. As vantagens são evidentes, com ganhos na redução do tempo de espera e no atendimento.

“Devolver as chamadas telefónicas a utentes que optaram por essa via de contacto com a sua unidade de saúde é, efetivamente, uma clara melhoria na qualidade do atendimento”, realça a presidente da SPMS, Sandra Cavaca, que considera que “todos ganham com esta solução digital que serve melhor os utentes do SNS”.

Recentemente, os cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) ficaram totalmente cobertos pelo SARA, garantindo, assim, uma resposta mais rápida e melhor aos seus utentes.

Atualmente, está em curso a migração na ULS de Viseu Dão-Lafões. O processo de implementação nos Cuidados de Saúde Primários vai continuar, prevendo-se que, nos próximos meses, o SARA esteja presente em mais de 600 unidades do país.

Temas

| |

SPMS reforça boas práticas com implementação de novo Código de Ética e Conduta

27 Outubro, 2025

A SPMS tem um novo Código de Ética e Conduta, que reflete o compromisso da organização e das suas pessoas com a promoção de uma cultura de responsabilidade, integridade e sustentabilidade. O novo instrumento de gestão foi apresentado, em duas sessões de sensibilização interna, no dia 23 de outubro. As sessões contaram com a intervenção […]

“Dados + Perto” aproximam ULS de Coimbra e soluções digitais da SPMS

24 Outubro, 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acolheu a iniciativa “Dados + Perto”, promovida pela SPMS, no dia 21 de outubro. Dirigida a profissionais de saúde, teve como principal objetivo reforçar a proximidade e o conhecimento sobre as soluções de Business Intelligence (BI) oferecidas pela SPMS, nomeadamente BI Hospitalar, BI RSE SIGA e o […]

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Voltar
Voltar para o topo.