Notícias

SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas este ano

3 Novembro, 2023

A Linha SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas desde o início do ano e apela aos cidadãos que, em caso de doença aguda não emergente, liguem sempre 808 24 24 24.

O SNS 24 é, e deve ser, a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o cidadão é devidamente avaliado e orientado de acordo com os sintomas apresentados.

A triagem telefónica é sempre feita por enfermeiros e obedece a algoritmos clínicos, que visam em primeiro lugar a segurança do utente. Em caso de necessidade de reencaminhamento para uma Unidade de Saúde, o SNS 24 usa a informação disponível no Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), que deve ser atualizado pelos respetivos prestadores, para garantir o correto encaminhamento dos utentes. (Circular Normativa Conjunta N.º 01/2020/Secretaria-Geral do Ministério da Saúde/Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE)

Assim, um utente pode ser reencaminhado para um hospital ou unidade de saúde fora da sua zona de residência, com base na informação disponibilizada no SIIP ou caso o utente se encontre fora da sua residência no momento do telefonema.

Em 2022, a linha teve o maior número de atendimentos de sempre, com mais de 9 milhões de chamadas. Foi também durante a pandemia, ainda em 2020, que a linha reforçou o catálogo de serviços, sendo a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) um bom exemplo, que já atendeu mais de 247 mil chamadas.

Atualmente, prestam serviços na Linha mais de 1.600 profissionais, mas o SNS 24 dispõe de uma bolsa que permite o reforço consoante as necessidades.

O SNS 24 está empenhado em continuar a trabalhar para melhorar a sua capacidade de resposta e melhor servir os cidadãos.

SPMS participa na HIMSS25 – Conferência e Exposição Global de Saúde

13 Junho, 2025

A SPMS participou na HIMSS25 European Health Conference & Exhibition, uma das conferências mais relevantes para a comunidade global da saúde digital, que decorreu em Paris, entre os dias 10 e 12 de junho. A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é uma organização internacional que visa promover a transformação do ecossistema de saúde […]

Comitiva checa visita SPMS para conhecer soluções de IA aplicadas na Saúde

12 Junho, 2025

A SPMS recebeu uma comitiva da República Checa na sua sede, em Lisboa, no âmbito de uma visita técnica dedicada à partilha de conhecimentos e boas práticas na área da saúde digital. A visita decorreu esta quinta-feira, dia 12 de julho, centrando-se nas soluções de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao setor da saúde. Organizada pela […]

ULS da Região de Leiria aposta na inovação com “Dia Digital e Telessaúde”

9 Junho, 2025

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria organizou o “Dia Digital e Telessaúde”, dirigido aos seus profissionais de saúde, num evento que decorreu a 5 de junho, no Auditório do Hospital de Santo André, em Leiria. A iniciativa pretendeu sensibilizar, capacitar e inspirar os profissionais de saúde […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.