Notícias

Apresentação do consórcio Blockchain.PT acolhe visão da SPMS

9 Novembro, 2023

O vogal executivo do Conselho de Administração da SPMS, Luís Miguel Ferreira, defendeu a introdução de tecnologias emergentes, como o Blockchain, na agenda da transição digital, num encontro que decorreu esta quinta-feira, 9 de novembro, em Leiria.

No painel de discussão dedicado à saúde, Luís Miguel Ferreira enfatizou a oportunidade gerada pelo PRR e o que está a acontecer no contexto do Espaço Europeu de Dados de Saúde. Para o vogal, “faz sentido introduzir na agenda da transição digital a questão de tecnologias emergentes, como é o Blockchain, tanto mais que a questão dos dados e da sua governação assume um papel central em todos os setores, particularmente na saúde”.

Com o consórcio Blockchain.PT, hoje apresentado publicamente, pretende-se criar uma fileira nacional, com a visão da importância da tecnologia enquanto motor de inovação e o objetivo de aproveitar as oportunidades de negócio globais geradas por essa tecnologia. Visa colocar Portugal entre os líderes europeus nesta tecnologia, ajudando o país a ser mais digital. 

O consórcio junta 56 organizações (24 empresas, 15 ENESII – entidades não empresariais no sistema de I&I, duas associações, cinco entidades públicas e dez parceiros associados), sob a liderança da VOID Software, organizadas em 6 WP verticais (Agricultura e Agroalimentar; Saúde; Territórios Sustentáveis e Inteligentes; Desporto Lazer e Cultura; Nova Economia do Conhecimento; Gestão de Ativos Digitais) e 4 WP horizontais (Gestão; Capacitação; Inovação e Disseminação; Interoperabilidade).

A apresentação pública do consórcio Blockchain.PT foi promovida pela plataforma TICE.PT – Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica e pela empresa VOID Software, com o objetivo de assinalar o lançamento da agenda Blockchain.PT, identificando projetos, tecnologias inovadoras e oportunidades, fomentando o networking.

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.