Notícias

SPMS contribui para os “Princípios Éticos Europeus para a Saúde Digital”

6 Julho, 2023

A SPMS contribuiu para o desenvolvimento dos “Princípios Éticos Europeus para a Saúde Digital”, cuja publicação foi anunciada pela eHealth Network.  A rede de colaboração europeia para a saúde digital, da qual a SPMS é membro, comunicou a adoção de 16 princípios que visam promover a proteção dos direitos dos cidadãos e a ética na utilização dos dados de saúde.

São princípios orientadores do desenvolvimento e implementação de soluções de saúde digital focados em quatro domínios: 

  • Basear a saúde digital em valores humanistas; 
  • Permitir às pessoas a gestão da sua saúde digital e dos seus dados eletrónicos; 
  • Tornar a saúde digital inclusiva;
  • Aplicar a saúde digital de forma ecologicamente responsável. 

A colaboração da SPMS foi relevante para a adoção destes princípios éticos para a União Europeia, que marcam um passo significativo para um ecossistema de saúde digital mais ético, inclusivo e centrado no cidadão. A versão portuguesa já está disponível para consulta: Princípios Éticos Europeus para a Saúde Digital.

Informação atualizada I App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

SPMS coordena reunião de trabalho sobre RSEu

29 Julho, 2025

O Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu) foi o tema central da reunião que juntou dirigentes e representantes de várias entidades do setor da saúde, esta terça-feira, dia 29 de julho, na sede da SPMS, em Lisboa. Tratou-se de uma reunião do grupo de trabalho interdisciplinar para acompanhamento e seguimento da implementação e desenvolvimento do […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.